No dia 20 de janeiro, terça-feira, o prefeito de Itaporã, Wallas Milfont (PDT), inaugurou e entregou ao Hospital Lourival Nascimento da Silva o novo aparelho de raio-X, que é ultramoderno e atenderá na rede pública municipal. Trata-se de mais uma conquista para os moradores de Itaporã, que enfrentavam problemas com o antigo aparelho.
Esse novo equipamento deve resultar em maior agilidade e qualidade dos serviços. O aparelho traz inúmeros benefícios, como agilidade no procedimento e melhor qualidade de imagem.
O prefeito Wallas Milfont disse que “nossa meta é cuidar melhor de nossa gente, e desde as campanhas políticas eu ouvia as reclamações dos pacientes acerca da qualidade do exame de raio-x, que deixava muito a desejar, agora isso mudou.”
O prefeito Wallas se lembrou que certa vez, em Santa Terezinha, nas visitas, ouviu do amigo Valter que ele havia se acidentado com uma moto e que necessitou de atendimento em nosso hospital. Havia suspeita de fratura na costela.
O médico solicitou exame de raio-x, que por sua vez não acusou nada de fratura. Então o médico com base naquele exame somente prescreveu medicamentos anti-inflamatórios para dor e o liberou.
Valter não melhorou e no dia seguinte foi à Dourados e fez outro exame de raio-x, que acusou duas costelas fraturadas. “Isso me incomodava muito, por dois motivos, primeiro o paciente mal atendido por falta de um exame com qualidade, que me gerava a seguinte pergunta, que aparelho é esse que não examina, que não revela o problema, e que deixa todos perdidos, e, segundo, por manchar o nome da saúde pública de Itaporã em Dourados.
Por isso, era uma promessa de campanha que, graças a Deus, conseguimos cumprir, com a ajuda do vereador Adriano Martins e o apoio do deputado federal Geraldo Resende que, atendendo ao pedido do então presidente da Câmara Municipal Adriano Martins, destinou, R$ 200.000,00 de emenda parlamentar para aquisição do aparelho de raio-x para o Hospital Lourival Nascimento “, destacou o Prefeito.
A contrapartida do Município foi de mais de R$ 20.000,00 para aquisição do aparelho, bem como a reforma da sala de raio-x, instalação de ar-condicionado, no-breaks e treinamentos da equipe de radiologia.
Na época, o vereador Adriano Martins (PDT) fez a solicitação que foi atendida pelo deputado federal Geraldo Resende, em audiência pública na Câmara Municipal “Esse novo raio-X vai auxiliar nos procedimentos do Hospital Municipal e, com certeza, vamos aumentar a quantidade de pessoas beneficiadas e a qualidade no atendimento”, disse o vereador.
Segundo o gerente municipal de Saúde, Moises Pires, o novo aparelho de raio-X estava aguardando instalação. “Providenciamos a instalação e a reforma da sala e hoje estamos satisfeito com o resultado, pois dispomos de um aparelho moderno que não necessita mais de revelações e é todo automatizado. A instalação demorou um pouco porque uma parte do aparelho tinha danificado no transporte e tivemos que esperar 30 dias para a fábrica enviar a nova peça”, informou, destacando que o equipamento trará benefícios para todo o município.
De acordo com Camila Ramos, diretora do Hospital Municipal, o equipamento de raio-X antigo tinha mais de 20 anos e já estava obsoleto. “Além desse equipamento moderno os três técnicos do hospital, foram capacitados pela própria empresa de onde foi comprado o equipamento de raio-X. Eles foram treinados para oferecer os laudos com mais eficiência e agilidade”, disse, revelando que atualmente são realizados, em média, 400 exames de raio-X por mês no município.
“No dia que visitamos o treinamento da nossa equipe e verificamos que o aparelho de raio-x realmente é um grande avanço em tecnologia, gerou uma enorme satisfação em trazer a nossa gente a certeza de que Itaporã estará muito bem servida de aparelho de raio-x por no mínimo uma década. Foi muito bom ouvir dos tecnólogos que ‘antes pilotávamos um fusca, agora vamos pilotar uma ferrari’. Fiquei muito feliz e espero que a população também se alegre com essa conquista, pois é a única razão dessa luta”, finalizou o prefeito Wallas Milfont.
O paciente João Weber (62 anos), morador no Distrito de Santa Terezinha tinha agendado o exame do tórax para uma possível cirurgia, tomou lugar e praticamente estreou o novo aparelho de Raio X do hospital Lourival Nascimento da Silva com a realização da radiografia do tórax. Ao falar com a reportagem do Itaporã, João Weber citou a confiabilidade do novo aparelho em relação ao Raios-X antigo que muitas vezes oferecia resultados mascarado. “Tenho certeza que o nosso hospital agora conta com um aparelho moderno e será muito útil a nossa população, e fez questão de agradecer o prefeito Wallas Milfont pelo empenho e por mais essa conquista”, destacou.