Após 10 meses fechada para reforma a Catedral Imaculada Conceição, localizada na Praça Antônio João, Centro de Dourados, volta com as celebrações neste sábado (13), as 18h30. Um ato cívico será realizado no local e contará com a presença de diversas autoridades, entre elas Dom Giovanni D’Aniello, núncio apostólico (representante do papa no Brasil).
“A inauguração terá a apresentação da banda do Exército, vamos montar um telão também. A data abre os festejos aos 80 anos da paróquia, apesar de o dia correto se em 03 de outubro, vamos iniciar a comemoração meses antes, com diversas atividades até lá”, explicou o padre Crispim Guimaraes, pároco da catedral.
Na solenidade haverá também momentos ‘surpresas’ e em seguida acontece uma missa ministrada por Dom Giovanni, que marca o retorno das celebrações no local.
Há 14 anos o local não recebia reforma e toda a estrutura foi melhorada, desde a parte elétrica, portas, vidraças, teto e piso.
A catedral foi construída no início de 1960 e passou por alguns ajustes durante este período, porém com o tempo veio a necessidade de um trabalho mais complexo. Segundo o padre Crispim, com a mudança a igreja poderá ficar até 30 anos sem uma nova reforma.
“O término da obra foi antes do esperado, pois até o piso que foi trocado estará pronto na data, e isso nos alegra. Com a reforma agora é mais manutenção do local”, contou Crispim.
Durante o período em que esteve fechada, às celebrações ocorreram no salão ao lado da Catedral, que tem o mesmo espaço com capacidade para receber até 1 mil pessoas. A obra foi orçada em torno de R$ 1 milhão.