Nesta sexta-feira (19), às 18h30, no Hotel Jandaia (Rua Barão do Rio Branco, 1.271), acontecerá a Assembleia Geral de Fundação do Instituto Diálogo (Instituto e Laboratório de Elaboração de Políticas Públicas, Cidadania e Desenvolvimento Urbano), que tem como coordenador da comissão de pró-fundação, Ricardo Ayache, médico, presidente da CASSEMS, que foi candidato ao senado na última eleição, pelo Partido dos Trabalhadores.
De acordo com Ricardo Ayache, a ideia principal é reunir as pessoas que a partir de uma perspectiva social, queiram debater sobre os problemas da cidade e propor caminhos para a capital. ” O instituto é um desejo antigo de pessoas que, com expertise em diversas áreas, estão preocupadas com o desenvolvimento urbano, com a implementação das políticas públicas e culturais e com desenvolvimento sustentável participativo. Pessoas que desejam contribuir com destino das cidades a partir da formulação de novas práticas e novas ideias”, explicou.
Ricardo disse que o instituto será um laboratório de ideias à luz das experiências que vêm dando certo em MS e no mundo. “Queremos que este espaço nos permita debater, trocar experiências, principalmente diante dos alertas apresentados com o crescimento desordenado das cidades, da privatização dos espaços públicos, da deficiência nas implementação das políticas públicas e, principalmente, na baixa participação e controle social”, afirma.
Ayache, ressaltou ainda, que o Instituto vai além de qualquer perspectiva de candidatura política ou algo assim. “O Instituto não está vinculado às eleições até porque é uma iniciativa que pretende fazer a discussão sobre a cidade independente de nomes, que se constitua em acúmulo de massa crítica sobre seus desafios e o os frutos das discussões estarão disponíveis para quem se interessar, eventualmente dos segmentos políticos da cidade que se disponham a trabalhar pela população. Mas a ideia é de um espaço que dialogue sobre Campo Grande de forma perene e desvinculada do calendário eleitoral”, conclui.
Na Assembleia de Fundação do Instituto, na próxima sexta-feira (19), será debatido uma proposta de estatuto, regimento interno e outras questões pertinentes à eficácia da iniciativa.