Um grupo de voluntários que através da Associação Amigos da Vida, da Defensoria Pública, da Comissão de Saúde da OAB- Ordem dos Advogados do Brasil, com o apoio de empresários, músicos, imprensa, professores, médicos, técnicos da saúde, da construção civil entre muitas outras pessoas, arregaçaram as mangas para adequar a antiga ala de cirurgia do Hospital da Vida, em Dourados.
O propósito é preparar esse espaço que se encontrava em precárias condições, numa área de isolamento respiratório, a fim de receber pacientes infectados pelo Covid 19. São 16 salas (quartos e dependências para medicação), para 26 leitos que estão sendo reformados com pinturas, troca de portas, batentes, maçanetas e fechaduras, reforma completa nos banheiros, pintura de janelas e camas hospitalares, com mão de obra de venezuelanos, que também é uma forma de geração de renda às famílias de refugiados.
O investimento é alto, por isso toda ajuda é urgente, necessária e bem vinda para a conclusão dos serviços. “ Precisamos de tintas, massa PVC, portas, vasos sanitários, chuveiros elétricos, pisos, fechaduras, materiais hidráulicos e elétricos. O trabalho vem sendo executado, graças ao apoio da comunidade douradense, pois todos os recursos são oriundos de doações”, afirma a advogada Helena Izidoro de Souza, presidente da “Amigos da Vida”.
Lasanha do Bem
A Associação está promovendo neste domingo, 03 de maio, a segunda Lasanha do Bem, iniciativa que também visa angariar recursos para a reforma do hospital, ao custo de 20 reais, nas opções de frango ou bolonhesa. O cartão lasanha pode ser adquirido com as voluntárias Eloyde (67- 99971-9948 ), coordenadora da ação e com a professora Rosana da UFGD (99971-1011) e serão entregues no domingo, dia 03, na rua Portugal, 315 no bairro Alto das Palmeiras, no horário das 10h às 13h. Segundo a professora Rosana, as pessoas também podem doar os ingredientes para a lasanha.
Amigos da Vida
A Associação de Voluntários Amigos da Vida, é uma entidade filantrópica e beneficente, sem fins lucrativos que tem entre suas finalidades, o controle social praticado em prol das pessoas, nas instituições e unidades que prestam serviços ao SUS, promover e estimular parcerias no setor privado e público, no âmbito municipal, estadual e federal.
Outra meta é a de levantar fundos destinados à ampliação, reforma de espaço físico, atendimento hospitalar e aquisição de equipamentos e utensílios para assistência aos doentes e seus familiares. A associação também está focada em proporcionar condições para o desenvolvimento da assistência médico-hospitalar à população de Dourados e região, coberta pelo Sistema Único de Saúde –SUS, colaborando com os poderes públicos nas áreas sociais e de saúde.