Com reconhecimento nacional e internacional por iniciativas de preservação da biodiversidade e recuperação de ecossistemas, por meio de ações como a criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), o Grupo Rio da Prata – formado pelos atrativos de ecoturismo Estância Mimosa, Lagoa Misteriosa e Recanto Ecológico Rio da Prata – venceu o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024, na categoria de Gestão e Governança.
A premiação ocorreu no dia 9 de novembro, na Festuris de Gramado (RS), um dos maiores eventos de turismo da América Latina, e distinguiu a iniciativa “A Jornada da Sustentabilidade do Grupo Rio da Prata, Jardim e Bonito”, que reflete as práticas ambientais responsáveis e inovadoras adotadas pelo grupo desde sua fundação. É a primeira vez que o empreendimento associado ao Bonito Convention conquista o prêmio organizado pela Braztoa como um grupo unificado.
Em edições anteriores, cada atrativo obteve o reconhecimento de forma individual, destacando-se em diferentes momentos por suas práticas de conservação ambiental e gestão responsável. “Este ano, a vitória consolidada reforça a força do compromisso do grupo em promover um ecoturismo que abrange toda a operação, impactando positivamente os diversos cenários naturais do Mato Grosso do Sul”, pontuou o empresário Eduardo Coelho.
A diretora do grupo, Simone Spengler Coelho, destacou a importância do reconhecimento: “Estamos imensamente felizes e profundamente gratos por esta conquista. Este prêmio é resultado do trabalho em conjunto com toda a nossa equipe, parceiros, fornecedores e clientes, que, com seu apoio e confiança, tornam nossos projetos possíveis. O nosso amor pela natureza nos inspira a seguir aprendendo e aprimorando nossas práticas sustentáveis”.
Jornada sustentável
O compromisso do Grupo Rio da Prata com a sustentabilidade remonta a 1995, com a criação do Recanto Ecológico Rio da Prata. Além da criação de RPPNs e reflorestamento de áreas degradadas com espécies nativas do Cerrado, as ações de sustentabilidade são ainda reforçadas pela Certificação Climate Positive, concedida pela Organização Internacional Green Initiative, que posiciona a empresa como modelo no combate às mudanças climáticas, capturando mais carbono do que emite.
Outros projetos sustentáveis desenvolvidos pelo grupo incluem a implementação de sistemas agroflorestais, que integram a produção agrícola à conservação florestal, permitindo um uso mais sustentável do solo e promovendo a harmonia entre agricultura e natureza. Esses sistemas ajudam a restaurar solos, promover a biodiversidade e gerar impacto ambiental positivo de longo prazo. A Rio da Prata é uma empresa familiar situada em Jardim e Bonito.
O grupo possui desde 2010 o Sistema de Gestão de Segurança para as atividades de ecoturismo certificado segundo a norma internacional ABNT NBR ISO 21101. Dentre os prêmios recebidos, destacam-se o “Travelers’ Choice”, entre 2020 e 2023, o “Travellers’ Choice – Os Melhores dos Melhores (Best of the Best)”, em 2024, do TripAdvisor; o internacional “Tourism for Tomorrow” (categoria Destination Stewardship, “gestão do atrativo”), em 2019; e de melhor atração turística do Brasil, em 2008, pelo Guia 4 Rodas.
Assessoria