Lula está com oito viagens internacionais programadas para 2025

-

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está com oito viagens internacionais programada para este ano, embora ainda em recuperação de uma cirurgia na cabeça. Os compromissos incluem visitas de Estado já confirmadas e a participação em fóruns mundiais, como o G20 e a Assembleia-Geral das Nações Unidas. Assim que for liberado pela equipe médica, o petista deve retomar a costumeira agenda internacional, contudo em um ritmo menor do que nos anos anteriores.

Os compromissos previstos começam em março, e a expectativa é que Lula já tenha recebido a liberação para voos longos até lá — a cicatrização completa para a cirurgia realizada em dezembro leva entre 45 e 60 dias. No dia 1º, toma posse Yamandú Orsi como presidente do Uruguai. O político é próximo ao ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica, aliado de longa data de Lula, que anunciou nesta semana ter deixado o tratamento contra o câncer.

A doença começou no esôfago, mas se espalhou pelo corpo de Mujica, atingindo também o fígado. “O que eu peço é que me deixem em paz. Não peçam mais entrevistas, nem nada. Meu ciclo acabou. Sinceramente, estou morrendo. E o guerreiro tem direito ao seu descanso”, declarou em entrevista ao jornal Búsqueda.

Lula esteve no Uruguai no início de dezembro, antes da cirurgia de emergência, para participar da Cúpula do Mercosul. Ele também visitou Mujica, a quem condecorou com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, maior honraria concedida pelo Brasil a cidadãos estrangeiros. Dias antes, em novembro, o mandatário recebeu Orsi, já eleito, para um encontro no Palácio do Planalto.

plugins premium WordPress