Voo com brasileiros deportados dos EUA passa por manutenção em Manaus

-

O voo, com 158 passageiros, 88 deles brasileiros, chegou a Manaus na tarde de sexta-feira (24), e tinha previsão de seguir para a capital mineira às 20h. Após várias remarcações, a companhia cancelou o voo. De acordo com o BH Airport, a aeronave, da Global Crossing Airlines, apresentou pane e precisaria passar por manutenção, mas não foram fornecidos mais detalhes sobre o ocorrido. Desde sua posse, na última segunda-feira (20), Trump anunciou uma série de medidas para endurecer as regras de entrada e permanência de estrangeiros nos EUA.

Entre as mudanças, estão o restabelecimento da política “Permaneça no México” e a suspensão do direito automático à cidadania por nascimento em território americano. Na noite dessa quinta-feira (23), Karoline Leavitt, porta-voz da Casa Branca, publicou em redes sociais que mais de 500 imigrantes ilegais de diferentes nacionalidades já foram presos desde o início da nova gestão, incluindo indivíduos ligados a gangues e condenados por crimes graves.

Embora o voo que pousará em Confins seja o primeiro com deportados brasileiros na gestão Trump, os passageiros foram detidos e expulsos ainda durante o governo Biden. Essa será a segunda chegada de deportados ao aeroporto neste ano: o primeiro voo, com 100 brasileiros a bordo, aterrissou em 10 de janeiro.

As novas diretrizes do governo norte-americano apontam para uma escalada das ações contra a imigração ilegal. Trump também anunciou a suspensão de pedidos de refúgio por, pelo menos, quatro meses, além da revisão do sistema para análise desses pedidos. O governo já elegeu as prioridades do mandato, entre elas medidas polêmicas como a construção de um muro na fronteira com o México.

plugins premium WordPress