Prefeitura inicia seleção para programa de residência em Saúde Mental

-

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sems) realiza processo de seleção para Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Conforme edital divulgado no Diário Oficial desta quarta-feira (05), a seleção visa o preenchimento de vagas para graduados em Enfermagem (3), Psicologia (3) e Serviço Social (3).

A Residência constitui modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, sob a forma de curso de especialização, caracterizado por ensino em serviço, com carga horária de 60 horas semanais e duração mínima de dois anos, com recebimento de bolsa. O residente receberá uma bolsa no valor de R$ 4.106,09, valor vigente da bolsa conforme Portaria Interministerial nº 9, de outubro de 2021.

Conforme Cíntia de Souza Neto, gerente da Rede de Atenção Psicossocial e Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, o programa é inédito em Dourados e visa capacitar profissionais de saúde para atuarem de forma integrada no cuidado de pessoas com transtornos mentais e em situações de vulnerabilidade psicossocial e pode abranger atividades extensivas.

“Os residentes têm a oportunidade de vivenciar a prática em diversos serviços de saúde, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e hospitais, desenvolvendo habilidades para trabalhar em equipe, planejar intervenções e promover a saúde mental na comunidade. Além disso, a residência também pode incluir atividades de pesquisa e extensão, contribuindo para a formação contínua e a melhoria dos serviços oferecidos”, destaca.

As inscrições serão por meio da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu) e destinadas a portadores de diploma (das graduações já citadas) obtido em instituições de ensino superior, em curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e sendo o candidato portador de diploma obtido em instituições de ensino superior estrangeira, que esteja devidamente revalidado no Brasil. O prazo para se inscrever vai de 05 a 14 de fevereiro de 2025, apenas pela Internet, com o envio de e-mail para o endereço sems.ressaudemental@dourados.ms.gov.br , e deverá nomear o assunto do e-mail com o nome completo do candidato, seguido da palavra inscrição.

Os documentos comprobatórios para isenção da taxa de inscrição bem como os documentos comprobatórios de necessidades especiais estão descritos no edital e devem ser enviados juntamente com a ficha de inscrição no ato da inscrição. A solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição deverá ser realizada de 05 a 08 de fevereiro, através de manifestação no ato da inscrição.

O valor da inscrição é de R$ 150. O boleto será emitido pela Secretaria Municipal de Saúde e enviado por e-mail (o mesmo endereço da inscrição) ao candidato, sendo que o pagamento deverá ser efetuado até o dia 16 de fevereiro de 2025. O candidato aprovado deverá no ato da matrícula estar em condições para o cumprimento da carga horária.

O Programa foi aprovado pelo Ministério da Educação em dezembro/2024 e a aprovação da concessão de nove bolsas para os residentes foi anunciada no dia 14 de janeiro de 2025, por meio da Portaria nº 29, daquela data. O programa encontra-se em fase de planejamento e implantação e até o momento não tem data definida para iniciar.

plugins premium WordPress