Eleito presidente da Comissão de Obras e Serviço Públicos da Câmara, o Vereador Rogério Yuri (PSDB) está solicitando um relatório de obras paralisadas ou em ritmo lento em Dourados. A medida tem como objetivo colocar em funcionamento as estruturas paralisadas e dar celeridade as obras. Arquiteto por formação, Yuri destaca que a prioridade é garantir transparência, eficiência e evitar desperdício de dinheiro público.
“Dourados não pode ser um canteiro de obras inacabadas deixadas pelas gestões passadas. Vamos buscar apoio do Governo do Estado e da bancada de deputados federais e estaduais para que possamos resolver cada um dos obstáculos que impedem a conclusão desses serviços públicos” afirmou o parlamentar.
Entre os principais exemplos de obras atrasadas estão três Centros de Educação Infantil Municipal (CEIMs), fundamentais para atender centenas de crianças: Nas obras do CEIM da Vila Erondina a situação é a mais critica. Os trabalhos seguem paralisados desde 2021 após rescisão de contrato com a empresa responsável. Não há previsão para retomada. Na construdo ção do CEIM Jardim Vitória as obras seguem em ritmo lento, com previsão de entrega para março de 2025. Já na construção do CEIM do Parque do Lago I as obras seguem atrasadas, com previsão de conclusão em setembro de 2025.
Conforme Yuri essas obras, que começaram há mais de 10 anos, poderiam estar atendendo dezenas de crianças e por esterem inativas obrigam o município a fazer a compra de vagas na rede particular. O vereador também cita a situação crítica da pavimentação em vários bairros, como o Altos do Indaiá, onde as obras estão paralisadas desde outubro do ano passado. Para ele, é inaceitável que os moradores sigam convivendo com a lama e a poeira enquanto projetos de infraestrutura seguem esquecidos.
“A população paga impostos e tem direito a serviços de qualidade. Não seremos coniventes com a ineficiência e muito menos com qualquer indício de irregularidade”, disparou o vereador, observando que as obras paralisadas foram deixadas por gestões passadas, mas acredita no potencial técnico da administração do prefeito Marçal Filho para resolver cada um dos impasses.
Yuri tem um histórico combativo na fiscalização. Na legislatura passada, presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que suspendeu a licitação da reforma e ampliação da Câmara Municipal, por suspeitas de fraude da empresa prestadora de serviço. Além disso, integrou a CPI da Robótica em Dourados, reafirmando sua atuação incisiva no combate a possíveis irregularidades.
Agora, como presidente da Comissão de Obras e membro das Comissões de Educação e de Ética e Decoro Parlamentar, Yuri pretende fazar um raio-x sobre as obras públicas da cidade, identificando gargalos e cobrando soluções. “Vamos expor a real situação das obras públicas e buscar soluções. O cidadão douradense merece respeito e resultado!”, finalizou o vereador.
Outras Comissões
O vereador Yuri também foi eleito presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar. Além disso integra como membro as seguintes comissões: Educação, Agricultura e Pecuária, Direitos Humanos, Cidadania e Defesa do Consumidor.