Ação em alusão ao Dia Mundial do Rim será na Praça Antônio João

-

A prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta quinta-feira (13) uma ação especial em alusão ao Dia Mundial do Rim. O evento acontece na Praça Antônio João, das 8h às 11h, e contará com diversas atividades voltadas à prevenção e ao diagnóstico precoce de doenças renais.

Durante a mobilização, serão realizadas verificações de pressão arterial, testes de glicemia capilar e avaliações nutricionais. Também haverá distribuição de panfletos informativos e orientações sobre a saúde renal. No período da manhã, será feita a coleta de sangue para exames laboratoriais, conduzidos pelo Senac (Serviço Nacional do Comércio), com entrega dos resultados em até uma semana.

A ação faz parte de uma mobilização nacional promovida pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e do acesso ao tratamento da doença renal crônica. A iniciativa da Prefeitura reforça o compromisso com a saúde pública de Dourados.

Segundo a gerente de Doenças Crônicas da Secretaria Municipal de Saúde, Glaucia Eberhardt, é essencial ficar atento aos sinais que podem indicar problemas nos rins. “Inchaço no corpo, especialmente nas pernas e no rosto, pressão alta descontrolada, urina espumosa ou com sangue, cansaço excessivo, fraqueza e dores lombares sem explicação são sintomas que precisam ser observados. Quanto mais cedo o paciente buscar um especialista, melhores serão as chances de tratamento”, destaca.

Atualmente, 173 pessoas realizam tratamento para doença renal crônica em Dourados. Destas, 117 são residentes do município, enquanto os demais pacientes vêm de cidades vizinhas, como Caarapó, Deodápolis, Douradina, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Laguna Carapã, Rio Brilhante e Vicentina. Os tratamentos incluem hemodiálise ou diálise peritoneal. Já com relação à distribuição por sexo e faixa etária, observa-se que, 53,21% são do sexo feminino e 46,79% do sexo masculino, sendo que a maioria dos casos predomina na faixa etária de 50 a 69 anos (54,59% dos pacientes atendidos).

A doença renal crônica caracteriza-se pela lesão prolongada dos rins por três meses ou mais. Segundo dados do Ministério da Saúde, aproximadamente 10% da população brasileira possui algum tipo de doença renal. Como a condição pode ser assintomática nos estágios iniciais, exames de urina e dosagem de creatinina são essenciais para identificação precoce.

plugins premium WordPress