Uma pane elétrica gerou momentos de total apreensão em um voo no Texas, nos Estados Unidos. Após pane total, o avião da Embraer modelo Phenom 300, praticamente sem instrumentos, foi orientado por uma controladora de voo até pousar em segurança. O voo decolou de Raleigh, na Carolina do Norte, e o destino era o aeroporto regional de Easterwood, na cidade texana de College Station. Estavam a bordo dois pilotos e três passageiros. Contudo, ao se aproximar do destino, os pilotos perderam todo o sistema elétrico e declararam emergência. Os pilotos trabalham para a empresa de voo fretado Airshare.
Uma controladora de voo da torre de Houston estabeleceu contato por rádio e orientou o piloto para pousar no aeroporto de Lufkin. Além disso, ela desviou um monomotor a fim de acionar as luzes, que são primordiais para uma aterrissagem noturna em segurança, visto que o aeródromo de Lufkin não conta com uma torre de controle própria.
“Acho que a gente vai preferir um pouso para o oeste. Estamos em emergência total. Pane elétrica total no momento”, disse o piloto do voo da Airshare 301 para a torre de Houston. A tensão se manteve quando o piloto informou que os 5.400 pés de comprimento (1,645 metros) da pista de Lufkin talvez não fossem suficientes para pousar o avião.
“Central, eu odeio fazer isso, mas com essa configuração nós precisamos de 6 mil pés de pista. Tem algo assim perto de Lufkin?”. A controladora, então, afirma que não há pista mais longa nas proximidades e ambos concordam em tentar o pouso dentro daquelas condições. Em função da pane elétrica, o jato teve que fazer um pouso “duro”, uma vez que os freios e os sistemas de navegação não estavam funcionando. A operação resultou em pneus furados, mas foi considerada um sucesso, já que não houve feridos. Já no solo, o piloto e a controladora trocaram agradecimentos. A profissional reconheceu a coragem da tripulação, enquanto o piloto retribuiu. “Não, obrigado a você. Não acho que a gente conseguiria sem você”.