No andamento da Operação Hovyũ, agentes especiais da SENAD – Diretoria de Inteligência, juntamente com a Unidade Especializada de Combate ao Narcotráfico, a cargo do Agente Fiscal Juan Benegas, com o apoio das Forças Especiais, realizou uma grande operação na cidade de Yby Pyta, Departamento de Canindeyú.
Na operação, Nemesio Ortiz Silva, conhecido como “Nenecho”, foi capturado. Acredita-se que ele seja colaborador de uma organização criminosa dedicada à produção, colheita, processamento e distribuição de maconha destinada ao mercado brasileiro.
O procedimento foi realizado em um prédio identificado como centro de operações para descascar, cortar e prensar maconha. No local foram apreendidos 1.008 quilos da droga, distribuídos em diferentes etapas de processamento. Também foram encontradas armas de fogo e equipamentos utilizados no processamento da droga, alguns dos quais foram incinerados por ordem fiscal.
Por ordem do Ministério Público, parte da droga foi incinerada no local, enquanto o restante do material apreendido, incluindo as armas, foi transferido para a Delegacia Regional nº 4, em Salto del Guairá. O preso foi levado para a Delegacia de Polícia de Curuguaty sendo ouvido peloo promotor e o tribunal competente.
“Esta operação reafirma o compromisso das instituições de segurança no combate frontal às organizações criminosas que atuam na área de fronteira”. Afirmaram as autoridades envolvidas na ação.
“Nenecho” preso durante a operação.