Em noite de posse, Gino recebe Riedel e defende direito de propriedade

-

Governador se deslocou de Campo Grande especialmente para prestigiar a solenidade de posse de Gino José Ferreira, que volta à presidência do Sindicato Rural depois de mais de 15 anos prometendo retomar o protagonismo da entidade em defesa do agronegócio, do produtor rural e da propriedade

O produtor Gino José Ferreira tomou posse na noite de terça-feira na presidência do Sindicato Rural de Dourados e diante do governador Eduardo Riedel, que se deslocou de Campo Grande especialmente para prestigiar a solenidade, fez uma defesa enfática do agronegócio, do produtor rural e da propriedade. “Tomamos posse nesta noite sabendo que nosso maior desafio como entidade sindical classista será sempre a defesa do produtor”, enfatizou. “Será sempre a defesa do direito de propriedade”, prosseguiu. Será sempre a busca por soluções para os problemas que atingem quem planta e cria”, concluiu Gino Ferreira, sob fortes aplausos.

O novo presidente do Sindicato Rural destacou que já está mais que provado que invasão de propriedade legitimamente escriturada, seja por índios ou sem-terra, não leva a solução nenhuma. “Pelo contrário, serve apenas para fomentar o conflito que interessa aos oportunistas de plantão”, pontuou. “Vamos buscar o diálogo para solução dos conflitos agrários, mas nossa bandeira será sempre em defesa do produtor rural e do sagrado direito de propriedade”, completou.

Ao discursar, o governador Eduardo Riedel abordou com muita propriedade às transformações pelas quais passaram o Mato Grosso do Sul nos últimos 20 anos e enalteceu a importância de Dourados. “O município é referência no agronegócio e vem ao longo dos anos contribuindo para a industrialização de Mato Grosso do Sul”, ressaltou Riedel. “O setor cresce junto com a industrialização da atividade primária, que se diversifica”, pontuou. “O Sindicato de Dourados tem um papel fundamental nesse processo, seja nos debates e discussões, nas relações do produtor com a indústria, e com o próprio poder público. Dourados é a voz do agronegócio”, afirmou o governador.

Gino Ferreira disse que estava de volta à presidência com o desafio de retomar o protagonismo do Sindicato Rural de Dourados na defesa firme e intransigente da propriedade e do produtor rural do nosso Estado. “Com fé em Deus, com muito trabalho, com parcerias, com ajuda da minha diretoria e com apoio de cada produtor e produtora desta terra, tenho certeza que irei superar esse desafio”, argumentou.

O novo presidente promete estreitar a relação do Sindicato Rural com os empresários do agronegócio de Dourados. “Entre todos os desafios que teremos pela frente, um dos mais importantes será o de trazer o produtor rural, o empresário do campo, todo aquele que planta e cria, para dentro do Sindicato Rural de Dourados”, destacou. “Nosso produtor precisa enxergar o sindicato como um ponto de apoio na superação das dificuldades inerentes ao homem do campo”, prosseguiu. “O produtor rural precisa sentir novamente o prazer em passar pelo Sindicato para tomar um café, conversar sobre novas tecnologias, receber orientação, trocar ideias, respirar essa estrutura que é dele e sempre estará de portão aberto para ele”, completou.

Gino afirmou ainda que vai trabalhar, junto com os colaboradores, para resgatar as parcerias com as entidades representativas do agronegócio. “Não descansaremos enquanto não recolocar o Sindicato Rural de Dourados em destaque nos cenários regional, estadual e nacional”, prometeu. “Temos consciência que precisamos caminhar juntos com as entidades representativas do agronegócio, mas não podemos esquecer que o trabalho do Sindicato Rural é de base, ou seja, estaremos mais perto do nosso filiado, sem perder de vista a importância de caminharmos juntos com a Famasul e com Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária”, ressaltou.

PARCERIAS RESGATADAS

O presidente enfatizou ainda a importância das parcerias para o Sindicato Rural. “Precisamos fortalecer as parcerias com o Senar, explorando ao máximo as oportunidades que esse importante braço da Confederação Nacional da Agricultura e da Federação da Agricultura e Pecuária do nosso Estados nos oferece”, afirmou. “O Senar tem um rol gigante de cursos de capacitação do homem do campo e dos seus colaboradores e iremos transformar essa gigantesca área do nosso Sindicato Rural numa grande escola do Senar, preparando mão de obra especializada para atender a agroindústria, para trabalhar nas propriedades rurais e, com isso, agregar valor ao que produzimos”, completou.

Segundo Gino Ferreira, esse melhor aproveitamento do Senar pelo Sindicato Rural de Dourados será possível graças à parceria que será estreitada com Marcelo Bertoni, presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul. “Nossa diretoria vai trabalhar forte pela revitalização do Projeto Fazendinha, ampliando as variedades cultivadas e incentivando a pesquisa dentro da nossa área”, argumentou. “Ao mesmo tempo, buscaremos parcerias com as escolas da rede estadual e municipal de ensino para trazer às crianças em excursão para o Projeto Fazendinha, despertando nelas o conhecimento, o gosto e o respeito pelo agronegócio”, concluiu.

Gino Ferreira afirmou que na frente política irá estreitar a parceria com o governo do Estado. “Tenho certeza que nosso governador Eduardo Riedel não medirá esforços para atender os pleitos do Sindicato Rural de Dourados”, enfatizou. “Da mesma forma, entendo que o futuro prefeito Marçal Filho será um importante aliado da nossa diretoria, pois mesmo sem fazer parte da bancada ruralista na Câmara dos Deputados sempre fez questão de caminhar ao lado do setor produtivo rural durante seus 4 mandatos em Brasília”, destacou.

Ele afirmou que terá na bancada federal de Mato Grosso do Sul uma grande aliada nos projetos do Sindicato Rural de Dourados e na busca por recursos federais para melhorar nosso Parque de Exposições. “Assim como fez o deputado federal Marcos Pollon que não mediu esforços para liberar a emenda federal que garantiu a construção de um novo curral para leilões no Tatersal”, argumentou. “Temos também a senadora Tereza Cristina e outros parlamentares que já sinalizaram que caminharão ao lado do Sindicato Rural”, completou Gino.

O presidente do Sindicato Rural ressaltou que seria impossível falar em parceria sem citar nominalmente o amigo Issao Iguma Filho. “Tenho certeza que mesmo não fazendo parte da diretoria que toma posse nesta noite, o Issao será um dos que mais vão trabalhar pelo fortalecimento do Sindicato Rural de Dourados”, enfatizou. “E será assim porque ele respira essa casa, é intransigente na defesa dos nossos produtores e criadores e tem consciência da sua importância para o agronegócio de Mato Grosso do Sul”, afirmou Gino Ferreira.

EXPOAGRO REMODELADA

O presidente disse ainda em seu discurso de posse que nos últimos tempos o Sindicato Rural de Dourados tem se confundido com a Expoagro, como se a realização da festa fosse o único fim da entidade sindical. “Nossa diretoria vai trabalhar muito para mudar essa sensação”, prometeu. “Vamos mostrar que a Expoagro será um importante produto do Sindicato Rural, mas que estará longe de ser nosso principal produto”, enfatizou.  “Faremos uma grande mudança no formato da Expoagro, resgatando a tradição dos leilões, da exposição de raças, das provas de laço, das provas de rodeio, enfim, queremos trazer de volta para a feira os demais setores do agronegócio como a suinocultura, a avicultura, a ovinocultura, a piscicultura, mostrando para o público toda força do campo”, anunciou Gino Ferreira.  

O novo presidente destacou ainda que pretende trazer de volta ao Parque de Exposições de Dourados as tradicionais casas temáticas dos criadores de raças, resgatar o Pavilhão de Eventos em parceria com a Associação Comercial e Empresarial, retomar as parcerias com as universidades, democratizar o acesso para o expositor participar da feira. “Vamos fazer da Expoagro uma grande vitrine para o agronegócio, sempre conectando o campo com a cidade”, finalizou Gino Ferreira.

Gino Ferreira entre o governador Eduardo Riedel e o prefeito eleito de Dourados, Marçal Filho, durante a posse na presidência do Sindicato Rural de Dourados.(Fotos: Eliel Oliveira)
plugins premium WordPress
Sair da versão mobile