O que você precisa saber sobre o Corona vírus! por Daniel Oliveira

-

A ideia dessa matéria hoje é bater um papo breve com vocês a respeito da doença COVID-19.

Provavelmente você vai se infectar pelo Sars-CoV-2 e adquirir a doença Covid-19 muito frequentemente inalando o vírus, por conta disso que é sugerido e é interessante se fazer o uso das máscaras de proteção, sendo elas compradas ou feitas à mão, o uso deve ser bastante controlado, ou seja, apenas em locais públicos e de grande agloremaração, não se faz necessário o uso dentro de casa ou no automóvel, a não ser que tenha pessoas próximas que apresente os sintomas ou faça parte do grupo de risco.

Eu tenho visto algumas atitudes na via pública onde o pessoal usa as máscaras baixadas no queixo ou até mesmo no pescoço. O vírus fica na superfície e quando você contamina a sua mão ao tocar em objetos, corrimão, maçaneta portas, chaves, balcões etc… E depois pega na face interna da máscara para recoloca-la você pode inalar o vírus e se contaminar com a doença, a importância se dá então para a retirada da máscara que deve ser feita pelos elásticos laterais sem tocar na face interna da mesma.

Outra coisa importante, quando usamos a máscara você sempre reinala Dióxido de Carbono (Co²), que é um gás metabólico que você exala em troca do oxigênio; dentre outras funções do gás carbônico você tem a vasodilatação cerebral, então você que faz uso progressivo da máscara e sente dores de cabeça durante o dia, isso nada mais é que a reinalação do gás carbônico (Co²).

Como que você pode tratar isso?

É bem simples, vamos lá. Primeiro você precisa tirar a máscara cuidadosamente pelo elástico lateral, sem contaminar a face interna da máscara, e em um ambiente isento de infecção e você respira várias vezes para que você inale um ar com uma concentração maior de oxigênio assim aliviando esse sintoma, muito cuidado, pois você não deve fazer isso por muito tempo por conta da hiperventilação, o resultado disso pode te dar vertigem, que é um tipo de tontura em que há perda do equilíbrio corporal.

A PRÁTICA DE ESPORTES COM A MÁSCARA NÃO É RECOMENDÁVEL!

Justamente pela inalação do (Co²)

Outra coisa que viemos percebendo é a alta utilização de luvas, tanto na rua quanto no comércio, deixem para usar as luvas os profissionais da saúde que já estão habituados porque a falsa sensação de segurança vai fazer com que você contamine muito mais as mãos e você vai acabar colocando-a no nariz ou na boca, assim adquirindo contaminação.

Opte ao invés de usar as luvas fazer a lavagem das mãos frequentemente, tanto com água e sabão quanto com álcoois em gel, ambos são eficazes na destruição do vírus, uma vez que o mesmo é um envelope de RNA protegido por uma membrana lipídica

facilmente quebrada por água e sabão, uma vez quebrada o RNA é exposto e o vírus perde potencial e morre.

Por: Daniel Oliveira, Bacharel em Fisioterapia 13/288772-F, com formação em Quiropraxia clínica, Pós grad. Traumatologia, Ortopedia e Reabilitação Esportiva, especializando em Geriatria e Gerontologia, em Gestão em Serviços de Saúde, MBA em Empreendedorismo, Marketing e Finanças e semanalmente estaremos aqui para abordar assuntos pertinentes ao corpo, saúde e bem estar em geral. Siga @danieloliveir6

plugins premium WordPress