Aeroporto de Dourados está passando por inspeção de voo

-

Pousou na manhã desta terça-feira (10), no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) com a equipe do Grupo Especial de Inspeção de Voo (GEIV). Os técnicos da FAB já iniciaram a inspeção da pista de pouso e decolagem e a checagem de equipamentos.

A partir deste trabalho a Infraero iniciará gestões administrativas para retomar a operação do aeroporto, fechado desde maio de 2021 para reforma e ampliação da pista.

Com uma vasta tecnologia embarcada a aeronave da FAB auxilia os técnicos na verificação dos parâmetros usados toda vez que uma aeronave decola ou pousa, há uma série de procedimentos que precisam ser seguidos, a depender do tipo de avião, das condições da pista, do entorno do aeroporto, da meteorologia, entre outros aspectos.

Para dar suporte ao piloto nesse tipo de manobra, diversos equipamentos estão instalados nos aeroportos, que enviam informações à aeronave, indicando o caminho que deve ser seguido. São os chamados auxílios à navegação aérea que balizam os pilotos em condições normais, mas, especialmente, quando a meteorologia está desfavorável.

O GEIV é a unidade, subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), responsável por aferir a eficácia dos auxílios à navegação aérea e de procedimentos de voo de alta precisão de modo a garantir uma operação segura a todas as aeronaves em circulação no espaço aéreo brasileiro durante todas as fases do voo.

Ainda não há data para que os resultados do trabalho do GEIV sejam divulgado.

O trabaljho do GEIV deve durar todo o dia.(Foto: Franz Mendes)
plugins premium WordPress
Sair da versão mobile