Em Dourados, Sanesul instala TAUS de proteção da rede de água

-

Para que servem os grandes tanques que geralmente ficam ao lado das rodovias ou nas principais ruas de uma grande cidade? Eles são chamados de Tanque de Alimentação Unidirecional – TAU, um dispositivo capaz de absorver o golpe de aríete gerado pela oscilação brusca do bombeamento água. Eles servem como proteção da rede de água.   

O engenheiro da Sanesul, Fernando Macruz, explica que o TAU serve para proteger a rede pressurizada onde há grandes vazões.  

“Quando há uma rede muito extensa e com grandes vazões, geralmente operando com elevada pressão de serviço há a necessidade de prever a instalações de sistemas de proteção. Em Dourados, por exemplo, temos 8 TAUS instalados entre a elevatória de água bruta e a estação de tratamento de água que protegem a rede de 500 milímetros. Quando uma estação elevatória falha, seja por falha mecânica ou pela falta de energia elétrica no sistema de abastecimento, é gerado uma onda mecânica na tubulação que pode atingir pressões além da capacidade de resistência das tubulação. Isso é extremamente perigoso para a segurança da rede. O TAU trabalham como um tanque de segurança para amortecer essa pressão na rede evitando a propagação das ondas, explica o engenheiro de projetos da Sanesul.” 

Em Dourados a Sanesul está instalando mais duas unidades na nova rede de 600 milímetros, que conta com a extensão de 11 km, ganha esse reforço de proteção e garante água para toda a cidade.   

Para instalar nas duas novas unidades a Sanesul investiu RS 2,6 milhões de reais com recursos próprios. 

nstalação do Tanque de Alimentação Unidirecional – TAU, para proteção da rede de água. (Foto: Assessoria)

VEJA TAMBEM