Murilo discute diariamente nova gestão para saúde de Dourados

-

Prefeito Murilo discute as ações na saúde de Dourados com o secretário, Sebastião Nogueira e o vice-prefeito, Odilon Azambuja. Foto: A. Frota
Prefeito Murilo discute as ações na saúde de Dourados com o secretário, Sebastião Nogueira e o vice-prefeito, Odilon Azambuja. Foto: A. Frota

O prefeito Murilo discute diariamente com o secretário de Saúde Sebastião Nogueira a nova gestão implementada nesta área que passa atualmente por uma importante transformação em Dourados. Os serviços de urgência e emergência são reestruturados, há busca constante de recursos para melhorar o financiamento do que é desenvolvido pelo município e foco em incentivar ações preventivas que estão cada vez mais frequentes.

O secretário lembra que a saúde pública é um desafio em todo país e que o diferencial de Dourados é que a gestão do prefeito Murilo tem assumido o compromisso com atitudes enérgicas que tem por objetivo promover melhora no atendimento à população. Para isso, há um constante debate para direcionar as ações.

“Nós sabemos que não existem meios de mudar a saúde de Dourados de uma hora para outra, mas nós estamos caminhando para que as mudanças aconteçam. O prefeito Murilo não tem medido esforços para fazer todos os enfrentamentos necessários e nós estamos colocando isso em prática. A população vai sentir gradativamente que as melhorias estão chegando”, destacou Nogueira.

Um enfrentamento recente que é alvo constante de discussão entre os gestores é o Hospital da Vida cuja administração foi assumida pela prefeitura em 1º de setembro através da Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados). A unidade ficou sob o comando de uma entidade particular contratada para esta finalidade desde 2010.

“Recebemos um hospital sucateado, em condições extremamente precárias”, lembrou Nogueira, alertando que mesmo em pouco tempo a frente da unidade, o município já está provocando mudanças na unidade. Uma pequena reforma e ampliação de salas é realizada e em breve vão receber leitos e UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e Semi-UTI.

Além de ser uma ampliação do serviço, ainda mudará a disposição das salas do hospital, para dar mais agilidade e confortou ao trabalho dos profissionais, o que impacta diretamente na assistência aos pacientes. “É uma reforma pequena, mas que já vai ajudar bastante”, lembra Nogueira. Além disso, já foram trocados diversos equipamentos e outros aparelhos novos estão chegando e gradativamente sendo implantados no hospital.

Em breve, a transformação no atendimento de urgência e emergência será ainda maior. A ativação da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) que está prevista para acontecer nas próximas semanas, vai redirecionar todo o serviço.

O secretário lembra que um obstáculo enfrentado constantemente para melhorar este e outros serviços na área da saúde é a necessidade de mais recursos para custeio e investimento. O município faz sua parte aplicando acima do que é estabelecido em lei na pasta e realiza um enfrentamento neste âmbito junto ao Estado e ao Governo Federal para que ampliem suas parcelas de contribuição.

“Nós estamos aplicando com muita seriedade e competência os recursos que temos disponíveis. Mas, não se trata só de Dourados, nós recebemos vários municípios de uma região que tem 800 mil habitantes e precisamos de mais recursos para dar um atendimento digno a todos”, disse o secretário, lembrando que apesar do município fazer a gestão, Estado e Governo Federal também são entes que compõe o SUS e, portanto, igualmente responsáveis também pelo custeio dos serviços.

Além de aprimorar a busca por melhoria no tratamento de doenças, a prefeitura ainda tem um trabalho forte com foco na prevenção com atividades rotineiras para isso e que tem surtido resultado. A intenção é que a população evite contrair doenças, através de conscientização.

O prefeito Murilo com frequência, determina ações de prevenção. São realizadas, por exemplo, Ações Compartilhadas de Saúde todas as quartas -feiras em bairros selecionados com mutirões dos mais diversos setores da secretaria, desenvolvendo ações preventivas. Além disso, há campanhas constantes sobre os mais variados temas, como o Dourados Rosa e o Agosto Azul.

O trabalho também tem surtido efeito, o município tem atualmente, índices baixos de casos de dengue e influenza, por exemplo, que são doenças cuja prevenção depende bastante da conscientização da população sobre os temas.

plugins premium WordPress
Sair da versão mobile