Nova ferramenta garante transparência e agilidade no acesso à informação sobre custos

-

Depois de aproximadamente dois anos de trabalho, pesquisa e desenvolvimento, o Setor de Contabilidade do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) apresentou, na última semana, o novo Painel de Custos, que já pode ser acessado e utilizado por toda a comunidade hospitalar. 

Construído em Power BI (uma ferramenta que permite juntar e consolidar dados de diversas fontes), o Painel de Custos do HU-UFGD tem aparência simples e é fácil de usar. A partir do ambiente do Painel, além de acessar os dados referentes aos Custos de diversos setores e serviços do hospital, também é possível encontrar a fundamentação teórica e legal que embasa e torna obrigatória a disponibilidade de tais informações. 

Sobre a importância do Painel de Custos, o chefe do Setor de Contabilidade do HU-UFGD, Anderson Carlos dos Santos Barbosa, aponta que, além de atender os quesitos legais, o acesso a essas informações constitui uma maneira de ter segurança no embasamento das decisões de gestão. “Para o gestor planejar e decidir com segurança, ele precisa ter dados consistentes e informações corretas. Permitir o acesso rápido e seguro aos dados é um dos objetivos do Painel”, comenta Anderson Barbosa. 

De início, o acesso ao Painel de Custos pode ser feito pela rede do HU-UFGD, por meio de link disponível no Catálogo de Sistemas (página inicial do navegador de internet para quem efetua login na rede). “O acesso a essas informações pode ser importante mesmo para quem não está na função de gestor, pois permite, por exemplo, compreender a amplitude e dimensão dos serviços prestados pelo hospital”, avalia o chefe da Unidade de Contabilidade de Custos dos HU-UFGD, Anderson Luis Mota Sampaio. 

Ferramenta eficaz 

Mesmo antes de sua apresentação formal, numa espécie de fase piloto, o Painel de Custos foi utilizado para embasar alguns processos no âmbito da alta gestão do HU-UFGD, e se mostrou uma ferramenta bastante eficaz, como relata o chefe do Setor de Regulação e Avaliação em Saúde, Marcos Luís Faleiros Lourenção. 

“O Painel de Custos se mostrou uma ferramenta intuitiva, de fácil manuseio, que possibilita customizar a informação da forma que o usuário precisa, como, por exemplo, integrando serviços assistenciais correlatos para identificar o custo médio, ou retirando a folha de pagamento dos colaboradores. Ao utilizar o painel para análise de serviços assistenciais e tomada de decisão, observou-se o potencial da ferramenta e o ganho na qualidade da informação. Ainda que haja melhorias a serem feitas, a ferramenta já foi importante para avaliar custos médios pretéritos e fazer projeções dos serviços assistenciais, baseando-se não só em dados financeiros de produção SUS mas também de custos gerais do hospital, objetivando a sustentabilidade financeira da instituição”, conta.  

Em construção 

Embora já esteja disponível para consulta e utilização, o Painel de Custos do HU-UFGD, até por ser uma ferramenta dinâmica, segue em permanente construção. “Os custos de alguns setores e serviços, até por suas características, são um pouco mais difíceis de consolidar, de modo que ainda não estão completamente disponíveis no Painel. Mas continuamos trabalhando para aperfeiçoar a ferramenta, para isso, contamos com a contribuição de todos, tanto gestores quanto colaboradores das demais esferas da instituição. 

O Painel de Custos do HU-UFGD já foi apresentado também ao diretor da Diretoria de Administração e Infraestrutura (DAI) e a representantes da Diretoria de Orçamento e Finanças (DOF)  da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), responsável pela gestão de uma rede composta por 40 unidades hospitalares vinculadas a 32 universidades federais, incluindo o HU-UFGD.  

plugins premium WordPress