Numero de casos de dengue diminui em relação ao ano passado

-

Foto: Antonio Carlos Ferrari
Foto: Antonio Carlos Ferrari

A Gerência de Saúde de Itaporã através do Departamento de Controle de Endemias (Decoe) informa que este ano de janeiro a junho foram notificados 31 casos suspeitos de dengue sendo que destes apenas 02 foram positivos. Se compararmos com o mesmo período do ano passado houve uma redução significativa, visto que, de janeiro a junho de 2013 foram notificados 261 casos e confirmados 103.

Segundo o coordenador do Departamento Gilberto Linhares Cunha, esta redução é devido à baixa circulação viral e principalmente ao trabalho realizado em conjunto com todos os setores envolvidos da Vigilância em Saúde e demais seguimentos.

“Temos que estar atentos a todos os casos suspeitos, para que sejam investigados e notificados em tempo hábil para que possamos realizar as atividades de bloqueio da doença, evitando assim a sua disseminação”, orientou Gilberto Linhares.

Gilberto lembra também que, outro fator fundamental é o controle do índice de infestação do mosquito Aedes aegypti. O recomendado é manter o índice abaixo de 1% para evitar um surto epidêmico. “No entanto, no último levantamento de índice rápido do Aedes aegypti (LIRAa) o índice geral de infestação no município ficou em 0,7%, considerado satisfatório” disse o coordenador.

O Departamento de Controle de Endemias tem realizado um trabalho de visita domiciliar através dos agentes de endemias, abrangendo os 6.800 imóveis em Itaporã. Fora do período de mutirões, as visitas são realizadas a cada dois meses em todos os bairros e distritos do município. Paralelamente a esse trabalho, o município também atua de forma ostensiva para evitar o aparecimento de ambientes propícios ao aparecimento dos focos do mosquito da dengue.

Atendendo uma determinação do prefeito Wallas Milfont (PDT), através da Gerência de Serviços Urbanos, a prefeitura faz a cada 15 dias o recolhimento dos pneus acumulados nas borracharias da cidade, como também limpeza das bocas de lobo e a retirada de entulhos e lixos acumulados.

“A dengue é uma preocupação permanente e o combate à doença necessita da participação da população. Os agentes estão trabalhando nas ruas, mas é fundamental que todo cidadão atue na limpeza de seus quintais e terrenos, evitando acumulo de água e ajudando a combater essa doença”, destacou o prefeito Wallas Milfont (PDT).

Dicas importantes para o combate da dengue

Para manter o controle do índice do vetor, o Departamento de Controle de Endemias (DECOE) está realizando as seguintes atividades:

– levantamento de índice, tratamentos e eliminação de criadouros em ciclos bimensais;
– Visitas quinzenais em pontos estratégicos como borracharias, oficinas, ferro velhos e outros locais com grande acúmulo de depósitos com tratamento focal e borrifação;
– Borrifação espacial com motor costal quando necessário para bloqueio de casos de dengue;
– Orientação a toda população através das visitas domiciliares sobre os cuidados com o mosquito e principalmente sobre a doença.

Mas para obtermos um melhor resultado se faz necessário a participação e colaboração de toda a sociedade para que não deixem objetos expostos que possam acumular água nos quintais das residências, comercio e terrenos baldios como: latas, copos, sacolas, garrafas, manter os cuidados com lonas utilizadas para cobrir algo ou para qualquer outra função, procurar sempre observar se a mesma esta seca, colocar areia nos pratos de plantas, manter bem tampada a caixa de água, fossa e outros, fazer manutenção nas piscinas mantendo cloradas.

Procure reservar 10 minutos do seu tempo uma vez por semana para vistoriar seu quintal e deixá-lo livre dos criadouros do mosquito. Com essa simples atitude, podemos nos manter distante desta doença.

plugins premium WordPress
Sair da versão mobile