O Exército Brasileiro através da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, concluiu nesta terça-feira (4), a fase atual da Operação Ágata Fronteira Oeste II. A ação é encerrada após sete meses de atuação de tropas da Brigada, com mais de 80% da faixa de fronteira tendo sido patrulhada, em operações de Reconhecimento Mecanizado de Fronteira (Rec Mec Fron).
A operação, que teve início em novembro de 2023, foi marcada pela integração entre as Forças Armadas, órgãos de segurança pública e fiscalização (OSPF), além da cooperação com o país vizinho, o Paraguai. Durante este período, a operação obteve resultados expressivos no combate aos crimes transnacionais, como o tráfico de drogas, contrabando e descaminho.
Foram apreendidas toneladas de entorpecentes, veículos roubados e mercadorias contrabandeadas que chegaram ao expressivo valor de mais de 177 milhões em prejuízos financeiros ao crime organizado, somente na área de atuação da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada. Com o término da Operação Ágata Fronteira Oeste II, fica o legado de uma atuação eficiente e integrada das Forças Armadas na proteção das fronteiras do país. A operação demonstrou a importância da presença do Estado em regiões estratégicas para a manutenção da paz e da ordem na região de fronteira.