A Coamo, maior cooperativa das Américas, nem bem terminou os investimentos previstos inicialmente e já precisou aumentar para atender a demanda prevista. O sucesso da 3A Máquinas Agrícolas como representante da fabricante Stara foi tão grande que a própria indústria tomou a iniciativa de transformá-la numa concessionária autorizada.
São dois casos de empresas que acreditaram na força do agronegócio de Dourados e se deram bem. A cidade é polo de comércio, serviços e fornecimento de insumos da maior e mais produtiva região agrícola do Estado.
A Coamo definiu construir em Dourados quatro silos de 170 mil sacas cada. Logo no primeiro recebimento da safra de milho, a cooperativa instalada há um ano percebeu a necessidade de ampliar e construiu mais dois silos, chegando à capacidade de armazenagem de 1,02 milhão de sacas de soja e milho.
Ao mesmo tempo, a empresa montou em Dourados uma loja completa para atender os segmentos da agricultura e pecuária, com insumos, peças agrícolas e assessórios. O investimento total até agora foi de R$ 22 milhões. “Em Dourados a Coamo já começou com estrutura completa; acreditou na cidade e já começou grande”, afirma Fernando Borba, gerente do entreposto.
Para Borba, o sucesso da cooperativa está ligado ao sucesso da atividade agrícola em Dourados. “É o produtor que trás a cooperativa para a cidade”, ressalta. “E quando a gente vem é para ficar para sempre, tanto que a Coamo compra o terreno e constrói a estrutura; é um caminho sem volta”. Atualmente a Coamo gera 30 empregos diretos na cidade e mais 30 temporários.
No caso da 3A Máquinas Agrícolas, o sucesso de vendas foi tão grande que a Stara, fabricante de tratores, pulverizadores e implementos agrícolas convidou o empresário Aparecido Alves de Araújo a implantar uma concessionária autorizada.
Para instalá-la, o empresário comprou o terreno e construiu uma estrutura própria na BR-163, próximo à Polícia Rodoviária Federal. O prédio foi inaugurado em março do ano passado. “Está indo muito bem; batemos todas as metas e até ultrapassamos”, conta o gerente Jonathan Merlo, 22.
Gerando 46 empregos diretos em Dourados, a 3A já está em expansão. Já estão abertas as filiais de Naviraí e São Gabriel do Oeste. O grupo também atua na área de transportes, onde as atividades mantêm o mesmo sucesso da concessionária, segundo Jonathan.