SIMTED cobra o pagamento dos salários dos trabalhadores em educação de Dourados

-

O SIMTED Dourados encaminhou, na manhã de ontem (8), um ofício ao prefeito Alan Guedes cobrando uma resposta sobre a previsão real de data possível para o pagamento dos salários dos trabalhadores e trabalhadoras em educação referente ao mês de dezembro.

Em pronunciamento nesta quinta-feira, 7 de janeiro, a atual administração anunciou que não havia possibilidade de pagamento de todos os servidores e servidoras municipais no quinto dia útil, fato esse já consumado. Também foi informado que não há uma previsão concreta de aporte financeiro que viabilize o referido pagamento.

O SIMTED entende que essa situação é bastante preocupante, pois o impacto negativo na organização das famílias desses trabalhadores e trabalhadoras é enorme. Dívidas poderão não ser honradas, colocando em jogo o sustento dessas famílias.

Especificamente sobre o pagamento dos salários dos trabalhadores e trabalhadoras em educação, causou bastante estranheza e preocupação na categoria a informação de que os recursos provenientes do Fundeb não foram devidamente empenhados e previstos para o uso no custeio da folha de pagamento.

Não há recordação de situação semelhante que tenha ocorrido anteriormente, pois todos sabem da importância desses recursos para a saúde financeira da educação pública do município.

O SIMTED Dourados questionou o prefeito sobre as ferramentas emergenciais possíveis de serem utilizadas para que esse recurso já existente do Fundeb possa ser utilizado ainda neste mês de janeiro para o custeio da folha de dezembro.

Também é preciso que fique claro se o não empenho dos recursos do Fundeb para o custeio dos salários dos trabalhadores e trabalhadoras em educação, agora diagnosticado e noticiado, impacta negativamente nos próximos meses ou é uma situação momentânea.

plugins premium WordPress