Sindicato Rural abre curso técnico em agropecuária da Escola Pereira Lins

-

Professores, coordenadores, diretores, presidente do Sindicato Rural e representante do governo na aula inaugural do curso técnico. (Foto: Marcos Santos)

O Sindicato Rural de Dourados sediou na manhã desta terça-feira (14) a aula inaugural do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio da Escola Estadual Professor José Pereira Lins, que antes era ministrado na Escola Municipal Padre André Capelli. Em solenidade que reuniu estudantes, professores, coordenadores pedagógicos, diretores da escola, o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Lúcia Damália e o representante da governadoria regional, Valdenir Machado, a palavra de ordem foi benefício que a parceria entre o governo estadual e o Sindicato Rural está garantindo para a formação de mão-de-obra capacitada para o campo.

As aulas teóricas acontecem nas salas da Escola Estadual Professor José Pereira Lins, mas toda parte prática está sendo ministrada no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, onde o Sindicato Rural de Dourados investiu recursos próprios para colocar tecnologia à disposição dos estudantes do ensino médio. “Estamos enfrentando o desafio de preparar esses jovens para atender a demanda por formação capacitada na empresa rural e com a tecnologia dinâmica que temos hoje o mercado exige profissionais cada vez mais atualizados para atender tanto o campo quanto a cidade”, ressalta Lúcio Damália.

O presidente do Sindicato Rural destacou que o convênio com a Escola Estadual Professor José Pereira Lins para as aulas práticas do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio não tem qualquer custo para a comunidade escolar. “Colocamos toda estrutura do Parque de Exposições, desde a área de fruticultura e horticultura, até o Projeto Fazendinha e setor de agropecuária para que os estudantes tivessem aulas práticas”, explica Damália.

Representando o governo do Estado na solenidade, Valdenir Machado lembrou aos jovens que eles estão tendo a oportunidade para transformar a vida deles para melhor através da educação. “Essa parceria entre governo do Estado e Sindicato Rural de Dourados vai preparar vocês para a vida, para o mercado de trabalho, portanto, aproveitem todo potencial que está sendo colocando à disposição de vocês para que cada aluno aqui presente possa ser o agente transformador do seu próprio destino”, ressaltou.

A diretora da Escola Estadual Professor José Pereira Lins, professora Sandra Saldivar Oviedo, destacou a parceria com o Sindicato Rural de Dourados para as aulas práticas do curso, mas, também lembrou que os estudantes têm uma oportunidade única de superar as adversidades e garantir um futuro profissional. “Vocês vão encontrar ao longo do curso técnico professores que são especialistas, mestres e até doutores que estão dispostos a compartilhar conhecimento, então aproveitem toda essa estrutura que está sendo oferecida”, enfatizou.

Como a Escola Estadual Professor José Pereira Lins é nova, não teria como oferecer formação prática aos alunos do curso técnico. “Com o espaço disponibilizado pelo Sindicato Rural os futuros técnicos agropecuários estão recebendo todos os ensinamentos necessários para chegar ao final do Ensino Médio preparados para o mercado de trabalho”, ressalta a diretora.

A engenheira agrônoma Elaine Munarim, coordenadora técnica do curso técnico, também enfatizou que sem o apoio do Sindicato Rural de Dourados seria difícil levar adiante o desafio de garantir uma formação sólida aos alunos. “São cerca de 70 jovens que recebem aulas práticas de horticultura, fruticultura, industrialização de alimentos, além de toda grade curricular da agricultura e pecuária, que ao final do curso estarão aptos para o mercado de trabalho”, explica.

Lúcio Damália voltou a destacar que a parceria com a escola estadual também foi possível graças ao apoio que o sindicato Rural de Dourados recebe da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). “Essa função social do sindicato é importante não apenas para a sociedade, mas, também, para a nossa entidade que acaba contribuindo com a formação profissional dos nossos jovens”, finaliza Damália.

plugins premium WordPress
Sair da versão mobile