Será nesta terça-feira às 8h, no Sindicato Rural de Dourados, a aula inaugural do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio da Escola Estadual José Pereira Lins. Através de parceria entre o Sindicato Rural e a escola, as aulas prática do curso são realizadas duas vezes por semana no Parque de Exposições João Humberto Andrade de Carvalho, às terças e quintas.
O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Lúcio Damália, destacou a importância da parceria, tanto para estudantes quanto para os produtores rurais do município.
“Essa parceria é uma via de mão dupla, porque a aula prática no parque de exposições permite ao aluno do curso de técnico em agropecuária o contato com a realidade que vai encarar na sua vida profissional nos sítios e fazendas. Ao mesmo tempo, oferece mão de obra qualificada para nossos agropecuaristas”, afirmou.
Lúcio Damália disse que o curso profissionalizante é importante para preparar o profissional do campo com atividades semelhantes às que vai lidar na fazenda. “Até mesmo para quem pretende fazer uma faculdade de agronomia, por exemplo, o curso é muito importante. O aluno que faz esse curso chega à faculdade mais preparado que os demais”, avaliou o presidente.
Programação
A aula inaugural começa às 8h com café da manhã, depois tem apresentação musical e às 9h tem abertura do evento e homenagens à diretora da Escola José Pereira Lins, Sandra Saldivar Oviedo; ao coordenador dos cursos técnicos, professor Edmilson Dias Moraes; ao coordenador regional de Educação Nei Elias de Oliveira, à coordenadora técnica do curso, Elaine Munarin, e ao presidente do Sindicato Rural, Lúcio Damália.
Às 10h40 será feita a apresentação dos novos alunos. Às 11h30 haverá almoço e às 13h serão mostrados os trabalhos do ano anterior. Às 14h tem giro tecnológico. Alunos do 2º e 3º anos mostrarão aos estudantes do 1º ano a horta, pomar e outros setores, nas dependências do Sindicato Rural.
A programação termina com lanche da tarde e encerramento oficial às 15h. O Sindicato Rural de Dourados fica na Rua Alameda Valério Fabiano, 100, no Jardim Alhambra.