Vereador é vítima de racismo durante sessão

-

Vereador afirma que foi vítima de preconceito. (Foto: Divulgação)
Vereador afirma que foi vítima de preconceito. (Foto: Divulgação)

O vereador Aguilera de Souza (PMDB) afirma ter sofrido comentários preconceituosos durante sessão na câmara municipal de Dourados, nesta segunda-feira (06). Conforme ele, a insinuação teria acontecido por parte de alguém do público que acompanhava a solenidade.

O comentário a que ele se refere é a frase “até o índio votou”, que de acordo com o parlamentar teria sido anunciada após a votação de um projeto na casa de leis.

Aguilera afirmou ao Dourados News que logo pela manhã desta terça-feira (07) registrará queixa na delegacia. Ele se disse indignado com o fato e junto a colegas formalizará a denúncia.

“Uma casa de leis chegar a esse ponto. Em meio a uma votação importante ouvimos isso, eu e colegas que irão testemunhar comigo, foi muito infeliz essa palavra”, disse.

Ainda durante a sessão, o vereador Madson Valente (DEM) afirmou que ouviu o comentário “carregado de preconceito” e que testemunharia a favor de Aguilera.

“Racismo é crime, me coloco a disposição do colega para ir ao DP, por ter ouvido o comentário”, citou. Na oportunidade, o presidente da Câmara, Idenor Machado (PSDB), lamentou o fato e afirmou que a casa de leis cobrará e apoiará as devidas providências.

“Vamos apurar é lamentável. Solicitaremos imagens para poder constatar e tomar as providências cabíveis junto ao departamento jurídico”, disse.

O vereador Aguilera de Souza (PMDB), da etnia Guarani-Nhandeva, é o primeiro indígena a exercer mandato na Câmara Municipal de Dourados, com mandato iniciado no ano de 2012.

plugins premium WordPress