Muito bom dia, pensei e propus esse tema para que possamos entender mais sobre este assunto e conscientizar a população em geral sobre a grande importância que é ter uma rotina de exercícios para a manutenção da saúde.

Essa rotina de exercícios é fundamental para o bem estar geral e da saúde como um todo. A prática de exercícios associada com uma dieta equilibrada resultam em um organismo saudável, um sistema imunológico forte apto para a prevenção de doenças e complicações fisiológicas.

Essa rotina de atividade física deve ser adotada por pessoas de ambos os sexos e de todas as idades, não há riscos para a prática modera de exercícios, exceto aqueles casos com suspensão médica em decorrência de alguma complicação.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA A SAÚDE?

Se fôssemos listar aqui todos os benefícios ficaríamos por um extenso período de tempo discutindo, mas para este artigo trouxe alguns que achei mais relevantes com base nos estudos comprovados cientificamente.

O primeiro e um dos mais importantes é a diminuição do risco de desenvolver doenças cardíacas, infartos agudos, acidente vascular encefálico (AVE). Além disso:

  • Produz uma melhoria na qualidade de sono;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Contribui para a manutenção do peso ideal;
  • Aumenta a disposição e a resistência física;
  • Diminui o estresse;
  • Reduz a gordura corporal e aumento da massa muscular;
  • Fortalece ossos e articulações;
  • Melhora a força muscular, equilíbrio e flexibilidade.

As pessoas que são sedentárias, ou seja, aquelas que não praticam nenhuma atividade física são mais propensas a desenvolverem doenças, pois podem ter a sua saúde comprometida em decorrência do sedentarismo.

Tratando-se de sedentarismo, ele tem uma alta incidência na população de modo geral, sendo até um problema de saúde pública. Estima-se que no Brasil 46% da população não tem hábitos de vida saudável, não praticam nenhuma atividade física logo, são sedentárias.

A falta de atividade física contribui para o desenvolvimento da obesidade, que é o acumulo de gordura corporal em excesso.

A obesidade potencializa o risco de doenças cardiovasculares, como por exemplo: hipertensão, arteriosclerose, diabetes, apneia do sono e risco de morte por doença cardíaca.

COMO INICIAR A PRATICA DE ATIVIDADES FÍSICAS?

Nosso dia a dia é muito corrido em decorrência do trabalho, estudo e outros compromissos, por conta disso, o tempo para atividades físicas fica comprometido. O ideal neste caso seria praticar algum esporte que movimente um conjunto de grupos musculares, como por exemplo a natação ou até mesmo a caminhada e o ciclismo que agora está em alta. A recomendação é adotar pelo menos 30 minutos diariamente, existem algumas tarefas simples e rápidas que podem ajudar no início. Abaixo coloquei algumas, confira essa dica!

Andar de bicicleta, fazer uso de escadas ao invés do elevador ou escada rolante, levar o cachorro para passear na rua, lavar o carro, optar por caminhar em trajetos curtos ao invés de usar seu veículo e procurar companhia de outras pessoas para realizar exercícios, isso deixara mais prazerosa a atividade física e diminuirá o risco de desistência.

Outra dica importante é: antes de iniciar uma atividade física, principalmente aquelas mais intensas e pesadas que exigem muito esforço, recomendo que procure um médico. O mesmo vale para pessoas que possuem doenças crônicas, como diabetes, doenças cardíacas ou problemas metabólicos, como por exemplo, problema nos ossos.

Pratique atividade física, ela é a manutenção que o seu corpo precisa, estimula a produção de hormônios que produzem o bem estar e principalmente melhora a resposta do sistema imunológico.

Curiosidade

Com base em estudos, o Ministério da Saúde do Brasil indica que poderiam ser evitadas 260 mil mortes ao ano devido ao câncer e doenças cardíacas, caso a população brasileira adotasse o hábito de praticar 30 minutos de atividades físicas por cinco dias na semana e através da alimentação saudável.

SOBRE O AUTOR

Sou Daniel Oliveira, Fisioterapeuta 288772-F com formação em Quiropraxia clínica, pós grad. em Traumatologia, Ortopedia e Reabilitação Esportiva, estudo Saúde do idoso e gestão em serviços de Saúde, MBA em empreendedorismo, marketing e finanças e toda semana estaremos aqui para abordar assuntos referentes a saúde, bem estar do corpo e entre outros. Forte abraço, fiquem com Deus.