AMPLAVISÃO – A justiça deixa até nosso passado incerto

-

NOVA BATALHA:  6º colégio eleitoral, Sidrolândia atrai as atenções devido a eleição suplementar no dia 11 de abril. Enelvo Fellini (PSDB) terá Moacir do Vacaria (Patriota) como candidato a vice-prefeito. No pleito anulado Enelvo obteve 9.057 votos (39,51%) e Moacir candidato à prefeito 3.219 votos (14,04%) contra 10.646 votos de Daltro Fiuza (MDB). O ex-prefeito Ari Basso apoia Enelvo e o deputado Gerson Claro (PP) apoia Vandinha a exemplo do PT, PDT e PSB.  

O TABULEIRO:   Vandinha (PP) vereadora (689 votos) e presidente da Câmara que hoje administra a cidade, será candidata prefeita tendo como vice Neuzi Fiuza, mulher de Daltro Fiuza.  No pleito de 2020 tivemos 7.177 abstenções (22,94%), 373 votos em branco e 816 nulos. Uma eleição ‘pau a pau’ que vai influenciar no pleito de 2022.

REFLEXÃO: “ Quando a tormenta passar, que a jornada seja tranquila e sejamos sobreviventes de um naufrágio coletivo, com o coração apertado e o destino abençoado, nos sentimos sortudos pelo simples fato de estarmos vivos e daremos um abraço no primeiro desconhecido e comemoraremos a sorte de conservar um amigo. E então lembraremos de tudo aquilo que perdemos e de uma vez aprenderemos o que  não tínhamos aprendido.  Já não teremos inveja, pois todos terão sofrido…” (Alexis Valdez)

DEPUTADOS & AÇÕES:  Paulo Correia (PSDB) comandou o acordo entre o Grupo JBS, operários e autoridades de Coxim evitando o fechamento do frigorífico. Lucas de Lima (SOL): requer realização de exames oftalmológicos e doação de óculos aos alunos da rede pública; visitou Jaraguari, garantiu ao prefeito e vereadores emendas à cidade. Zé Teixeira (DEM) comemora a inauguração do Hospital da Mulher e da Criança de Dourados, tendo sido o responsável por viabilizar o terreno da obra; reivindica obras e melhorias para Alcinópolis, Brasilândia, Bodoquena, Dourados, Itaporã, Ribas do Rio Pardo e Santa Rita do Pardo. Neno Razuk (PTB): aprovado em 1ª. discussão seu projeto criando o Cadastro do 1º Emprego.

UMA BENÇÃO! Hoje a Caixa de Assistência dos Servidores Públicos (Cassems) é referência no segmento e nesta tragédia pandêmica tem salvado muitas vidas. Fruto do comando ‘cirúrgico’ do presidente Ricardo Ayache – que ao longo destes 20 anos da entidade tem sido competente na semeadura. Hoje colhe elogios e aplausos merecidos.

O DILEMA:  radicaliza ou tenta atrair os descontentes com Bolsonaro? Lula ensaia a primeira hipótese. Mas sem o Centrão perderá! A ‘tchurma’ do centro é decisiva. Votará com o Planalto em troca de benefícios. E o garganta Ciro Gomes – irá de arrasto com o PT? Mas até 2022 tem muito chão e hoje a nossa prioridade é conseguirmos sobreviver.

DO LEITOR:  “Gilmar Mendes e Sergio Moro: qual deles prestou mais serviços contra a corrupção”? As críticas do ministro Gilmar contra o ex-Juiz Moro justificam essa comparação irônica: “É a banana querendo comer o macaco”.  O STF é  cenário de disputa de egos inflados, passa insegurança, quando sua função é o oposto. Nos votos e entrevistas – a justiça deixa de ser relevante e cede lugar à politicalha”.

O IMAGINÁRIO popular é fértil. Por aí já se pergunta: as delações premiadas serão anuladas? Aqueles l5 bilhões de reais roubados e recuperados serão devolvidos? Vamos fingir que tudo não passou de fantasia? Que as confissões do ex-ministro Palocci, dos empresários, o Petrolão, o Mensalão e o departamento de propinas da Odebrecht foram invenções? Algum inocente foi condenado pela Lava Jato?

ROBERTO LIVIANU:  “ (-) Fica o sabor amargo de impunidade na boca, decorrentes da decisão de Fachin, pois os casos serão redistribuídos para varas em que não há juízes focados neste trabalho de combate a corrupção de grosso calibre. Pelo contrário – estão abarrotadas de serviço – e o risco de prescrição é real e concreto. E diante da idade do acusado, esses prazos prescricionais caem pela metade. Parece que o sistema não tem força suficiente para punir os poderosos…( – )”

 SEM ILUSÕES:  Os ingênuos imaginavam que as grandes nações fariam o pacto com prioridade para a produção gratuita de vacinas e ações contra o covid-19, para todo o planeta. Mera ilusão; elas continuam visando apenas os lucros políticos e financeiros manipulando como podem. Ainda não foi desta vez que a humanidade se regenerou. Entre a vida e a economia – optou pela última.

A ESTRELA: Das 79 mulheres na Câmara, a deputada Rose Modesto (PSDB) é uma das 3 integrando a mesa diretora. Ela lembra: as mulheres são maioria dos eleitores e filiados, mas minoria na representação. Rose quer avançar na pauta igualitária daquela casa de leis onde até pouco tempo nem tinha banheiros femininos.  Só no Brasil mesmo.

AÇÕES & DEPUTADOS:  José C. Barbosa (DEM): enalteceu o papel das mulheres no combate do Covid; integrado à campanha contra as taxas cartoriais no MS; porta voz dos índios pela falta de agua nas aldeias de Dourados. Mara Caseiro (PSDB): à frente do evento comemorativo do Dia da Mulher, muito elogiado pela organização. Capitão Contar (PSL): questionando a origem de produtos hospitalares armazenados no Centro de Convenções Albano Franco. Antonio Vaz ( Rep): propõe programa de telemedicina às gestantes na pandemia; quer isenção da taxa de inscrição para deficientes físicos nos eventos esportivos. João Henrique (PL); preside a Comissão de Finanças e acompanha o trâmite de seu PL sobre transparência da imunização do Covid-19.  

PEITUDO:  No facebook o ex-prefeito Waldeli dos Santos Rosa, de Costa Rica, anunciou que neste mês iniciará por Aparecida do Tabuado sua peregrinação no Estado para expor suas ideias como pré-candidato ao Governo do Estado. Detalhe intrigante: Waldeli diz que até maio deverá decidir se continua ou não no MDB. É esperar.  

NO ‘ESTADÃO’: ‘…Que, em meio a essa barafunda, o eleitor não perca de vista: Lula, que sempre contou com as chicanas e prescrições para voltar a concorrer à Presidência, pode ser agora formalmente ficha-limpa, mas continua moralmente ficha-suja. Seu retorno à ribalta eleitoral, nestas condições, atira o País num turbilhão de incertezas…’

DEPUTADOS & AÇÕES:  Cabo Almi (PT): Destinou emenda de R$40 mil à Batayporã; visitou o Assentamento da Itamarati; fez parceria com Instituto Projetos Livres para atender crianças e adolescentes. Gerson Claro (PP); preside a Comissão de Constituição e Justiça e Redação e ativo nas sessões on line. Marçal Filho (PSDB); campeão de leis de proteção às mulheres; projeto seu cria estratégia de combate ao câncer infantil e de jovens. Evander Vendramini (PP): requer a inclusão de pessoas deficientes no rol prioritário da vacina Covid-19; participa das sessões da Comissão de Constituição Justiça e Redação.

ODILON contra DAGOBERTO: “ (-) … Fica fácil, então, saber qual “experiência passada foi um desastre” para o PDT, que, com esse tipo de desculpa andraja de Dagoberto, continuará se encolhendo ao tamanho de sua insignificância de quem, no Estado, ainda ousa achar-se dentro do prazo de validade estabelecido pelo eleitorado que se renova… (-) ”. (trecho final da resposta do ex-juiz Odilon ao deputado Dagoberto Nogueira (PDT) que se referiu ao ‘desastre Odilon’ numa entrevista recente).

GOVERNADOR  Romeu Zema (Novo): ‘ ( ) Não há como um governo ser eficiente quando ele faz extração de petróleo, refino, distribuição de combustíveis, produz energia elétrica, distribui correspondência e uma série de outras coisas. Caso o governo focasse apenas em segurança, saúde e educação ele já teria muito o que fazer… () ”

ALELUIA!  Claro que o tempo desgasta qualquer obra. Mas convenhamos que os prédios que compõem o Parque dos Poderes (secretarias e órgãos) estão precisando mesmo de uma reforma. E após tantos anos e vários governadores terem passado por lá só agora essa reforma será efetivada.  Serão gastos R$ 19 milhões, quantia compatível com a empreitada. Parabéns ao governador Reinaldo. 

TERCEIRA VIA:   Comentaristas políticos e de futebol, atualmente se equivalem.  Já se discute as possibilidades de termos uma terceira candidatura viável ao Palácio do Planalto. Mas quem? Fala-se em alguns nomes até aqui sem um discurso convincente, imagem ou com luz própria construída fora da esquerda ou da direita. Complicado.  

  NA INTERNET:

“Não será apenas a volta de Lula; será a volta de todos nós do PT.” (Zé Dirceu)

Qual inocente que acabou condenado pela Lava Jato?

“O mocinho, o herói (Sergio Moro), não pode se transformar, da noite para o dia, em bandido. ” (Ministro Marco Aurélio de Melo)

“Seria burrice torcer contra o piloto do avião do qual estou dentro. ” (Nizan Guanaes, após a vitória de Dilma Rousseff.

Vamos devagar, o Gilmar só fez um bem em nome de um mal maior.

“O PT tem dinheiro para disputar as eleições até 2038.” (Ministro Gilmar Mendes)

 Ontem ouvi um carro de som convocando todos nós: ‘ pamonhas, pamonhas…’

“Não podemos, a esta altura da vida judicante, execrar o juiz Sergio Moro. Ele tem uma folha de serviços prestados ao país”. (ministro Marco Aurélio de Melo)

“O objetivo do consumidor não é possuir coisas, mas sim consumir cada vez mais e mais, a fim de que com isso compensar o seu vácuo interior, sua passividade, sua solidão e sua ansiedade. ”  (Érico Veríssimo)

VEJA TAMBEM