Artigo: O Perigo do COVID-19

-

Estamos já saturados em ouvir falar deste assunto, eu mesmo já esqueci quantas vezes já falamos disso aqui, mas pelo jeito a população não aprendeu e não estão levando a sério, neste último final de semana grande maioria abandonou o isolamento social para viajar e curtir o feriado, comprometendo assim um grande número de pessoas, aguardem os próximos 14 dias e veremos o resultado dessa negligência, infelizmente vidas serão perdidas. Mas vamos ao nosso tema, segue aí nosso raciocínio.

Falam de respiração ou ventilação artificial, mas tem muita gente que não tem a mínima ideia do que se trata. Não é uma máscara de oxigênio posta na boca enquanto você fica deitado pensando em sua vida.

A ventilação é invasiva para o COVID-19, é uma entubação que é feita sob sedação geral e que consiste em ficar 2 a 3 semanas sem se movimentar, muitas vezes de cabeça para baixo(decubitus ventral) com um tubo enterrado na boca até a traqueia e que lhe permite respirar ao ritmo da máquina a que está conectado. Você não pode falar nem comer nem fazer nada de forma natural.

O incômodo e a dor que sente precisam da administração de sedativos e analgésicos para garantir a tolerância ao tubo durante o tempo que o paciente precisar da máquina para respirar,tudo isso durante um coma artificial.

Em 20 dias deste “tratamento suave” em um paciente jovem a perda de massa muscular é de 40 % e a reabilitação será de 6 a 12 meses, associado a traumatismos da boca ou até mesmo das Cordas vocais, uma dor sem tamanho. Isso se o tempo de internação não for longo demais e o tubo tiver que ser retirado para fazer uma traqueostomia.

É por isso que as pessoas idosas ou já frágeis não aguentam. Então, não saia de casa pra bater ponto na casa dos pais, dos irmãos, dos amigos. Seja responsável! Faça o distanciamento social e que Deus nos abençoe. Boa tarde a todos!

Por: Daniel Oliveira, Bacharel em Fisioterapia, com formação em Quiropraxia clínica, Pósgrad. Traumatologia, Ortopedia e Reabilitação Esportiva, esp. em Geriatria e Gerontologia,em Gestão em Serviços de Saúde, MBA em Empreendedorismo, Marketing e Finanças e semanalmente estaremos aqui para abordar assuntos pertinentes ao corpo, saúde e bem estar em geral. Siga @danieloliveir6

plugins premium WordPress