Você já imaginou você viver mais e melhor? acredite, muitos dos que leram essa frase responderam que sim, “eu”. Pensando nisso, pensei em publicar esse tema que revela a receita da longevidade com saúde. vem comigo, vamos ser bem breve hoje!

Você já se perguntou porque algumas pessoas vivem mais do que outras? é impressionante como cada vez mais a expectativa de vida dos brasileiros tem aumentado.

O mais curioso é que muitos momentos desses anos de vida a mais são de sofrimento e de dependência, isso tudo tem um motivo, e o principal motivo é que indivíduos desta nova geração estão se alimentando de forma irregular e cada vez mais estão sedentários.  Para se ter ideia, Margareth Chan a diretora geral da Organização mundial da saúde (OMS) disse que pela primeira vez da história as crianças têm uma expectativa de vida menor que a de seus pais por conta do sedentarismo e da alimentação inadequada, ou seja as pessoas que estão vivendo mais não serão necessariamente as mais jovens! com isso já dá para compreender que a receita da vida longa não está relacionado nem um pouco com a tecnologia, com o avanço dos estudos em saúde ou com a alimentação industrializada.

A receita para se ter uma vida longa é bem simples, porém precisa ser aplicada e com certeza outros benefícios aparecerão. vamos lá!

A primeira dica é: Torne-se fisicamente ativo, saia da sua zona de conforte e pratique atividade física ou algum esporte, tenha hábitos de praticar atividade física regularmente. Pois a prática reduz riscos de doenças cardíacas, derrame, câncer, artrite e artrose, dores lombares, depressão e ansiedade, isolamento e solidão, doença de Alzheimer e reduz ainda mais o risco de acidentes por quedas pois melhora o equilíbrio e mantém força e flexibilidade muscular por bastante tempo, quando você se exercitar, você estará “estocando” anos de vida!

Segundo: caso seja fumante você deve ter uma atitude rápida para a melhora da qualidade de vida, caso você pare de fumar em poucos dias a sua saúde já melhora, o grande desafio nesse caso é vencer a dependência causada pelo uso de cigarro.

Depois disso você precisará em terceiro ponto  melhorar a sua alimentação, pois a dieta é uma estratégia muito importante para a sua poupança de saúde. Evitará o sobrepeso e obesidade e manterá os níveis de gorduras e açucares dentro dos níveis de normalidade. 

Próximo ponto é controlar seu peso, diversos estudos comprovam que um índice de massa corporal acima de 25 está associado a mais de 50 tipos de doenças sendo as principais a: hipertensão, diabetes, infarto, acidente vascular e diversos tipos de cânceres, sem falar das importantes limitações ortopédicas como dores e dificuldade de locomoção.

Quinto ponto é sobre o sono, assunto bem básico e essencial, Por que é importante que o sono seja repousante e que recarregue suas baterias para as lutas do dia seguinte, também é preciso estar emocionalmente bem e socialmente ativo, pois a saúde é composta pelo bem estar físico, mental e social e não somente a ausência de doenças, e por último você deve se manter intelectualmente ativo pois isso previne o mal de Alzheimer que é uma doença neurodegenerativa que pode diminuir seu tempo de vida pelos acometimentos que ela gera!

Por fim cuidar da saúde dá um certo trabalho e necessita de engajamento pessoal e você é o principal agente na busca de saúde e de qualidade de vida.

Por: Daniel Oliveira, Bacharel em Fisioterapia, com formação em Quiropraxia clínica, Pós grad. Traumatologia, Ortopedia e Reabilitação Esportiva, especializando em Geriatria e Gerontologia, em Gestão em Serviços de Saúde, MBA em Empreendedorismo, Marketing e Finanças e semanalmente estaremos aqui para abordar assuntos pertinentes ao corpo, saúde e bem estar em geral. Siga @danieloliveir6