Como anda a sua Pressão?

-

Hoje vamos abordar um assunto bastante conhecido e de suma importância para a saúde e bem estar do corpo, a pressão arterial. Para um melhor entendimento, pressão arterial é a tensão que o sangue exerce contra a superfície das artérias, decorrente ao movimento de bombeamento do coração impulsionando em média, cerca de 70 ml de sangue a cada ciclo cardíaco, isto é, a pulsação rítmica de contração e relaxamento (respectivamente sístole e diástole). Uma de suas disfunções é a hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta.

Segundo um estudo da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a hipertensão acomete uma em cada quatro pessoas adulta, isso significa que, 25% dos brasileiros sofrem com essa patologia que pode ainda acometer mais de 50% dos idosos e entre 5% a 7% das crianças e adolescentes.

Os números são bastante preocupante, certo? Isso podendo se agravar se o individuo for portador de alguma doença metabólica como, por exemplo, o diabetes, nesses casos a atenção deve ser redobrada. Ambas são doenças diferentes, porém compartilham dos mesmos fatores de risco, a obesidade, má alimentação e o sedentarismo. Levando tudo isso em conta gostaria de saber, como anda a sua pressão?

Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando há uma alta na pressão arterial: podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

A prevenção da hipertensão ou para se evitar suas complicações exigem alguns cuidados básicos, como medir a pressão arterial regularmente, e principalmente adotar hábitos alimentares saudáveis, bem como evitar açucares e doces em excesso, além de evitar carnes vermelhas com gorduras aparentes e vísceras. O uso excessivo de sal e de temperos prontos na comida também é um fator agravante e deve ser evitado, assim evitando a evolução para um quadro hipertenso. A pessoa acometida com a doença acaba tendo-a pelo resto de sua vida, uma vez que a mesma não tem cura, apenas tratamento com medicações que fazem o seu controle.

As dicas não param por ai! A redução do consumo de bebidas alcoólicas e o não uso de tabacos são medidas que fazem uma grande diferença, além de manter o controle sobre o nervosismo do dia a dia, a pratica esportiva continua sendo um ótimo caminho preventivo. É importante ressaltar que encarar os problemas de uma maneira mais tranquila, leve e sem estresse pode te ajudar a viver com mais saúde, prolongando seus dias de vida!

Visando dar este alerta para as pessoas em geral sobre a importância de se cuidar e dos riscos que a hipertensão pode causar ao individuo, pensei nesse tema. É importante se precaver, manter uma rotina alimentar saudável e praticar atividades físicas continuamente, reduzir o consumo de álcool, aproveitar os momentos de lazer, abandonar o fumo, evitar alimentos gordurosos e controlar o diabetes. A hipertensão agrava muitos quadros clínicos sendo um fator de grande risco em pacientes idosos.

O SUS fornece gratuitamente a medicação através de receita médica pelo programa Farmácia popular do Governo Federal.

SOBRE O AUTOR 

Daniel Oliveira, Fisioterapeuta com formação em Quiropraxia Clinica, Pós Grad. Traumatologia, Ortopedia e Reabilitação Esportiva.

plugins premium WordPress