Um caminhão com 15 toneladas de franco foi apreendi na madrugada desta terça-feira (14), quando passava por Caaguazú, no Paraguai. A apreensão foi confirmadsa pela Diretoria Nacional da Receita Tributária (DNIT).
José Montiel, chefe do Anticontrabando, destacou que receberam uma denúncia sobre a suposta entrada de alimentos contrabandeados e a partir daí iniciaram as investigações, que terminaram com a operação bem sucedida para a instituição. De acordo com as suas estimativas, o impacto deste esquema de contrabando é de cerca de 600 milhões fr Guaranis.
O responsável pela fiscalização informou que o produto teria entrado pela fronteira seca com o Brasil, uma vez que as caixas têm o selo do Ministério da Agricultura do país vizinho. Porém, o motorista não possuía nenhum tipo de documentação que comprovasse a importação. Lembrou que para a importação de alimentos é necessário cumprir uma série de condições sanitárias, que neste caso “foram completamente ignoradas, entre elas, o caminhão não estava refrigerado”, disse.