Contratação de temporários aumentou durante a pandemia e expectativa é de mais oportunidades no fim de ano

-

Ponta Porã já colocou 211 trabalhadores no mercado de trabalho em 2014. Foto: Divulgação

A substituição provisória de colaboradores de grupos de risco ou infectados afastados devido à pandemia de Covid-19, fez aumentar a contratação de trabalhadores temporários. Com a chegada do fim de ano, ainda é aguardada a reação de alguns setores do varejo. Esse cenário faz com que líderes precisem estar preparados para reduzir os impactos consequentes da maior rotatividade dentro das organizações, além dos temporários que podem trabalhar suas habilidades previamente para conquistar uma efetivação diante de uma oportunidade.

“Este ano, temos as questões emocionais que ganharam uma proporção ainda maior dentro das empresas. A preocupação da equipe com colegas afastados, a mais frequente convivência temporária seguida de despedida de pessoas que ficam por pouco tempo, o recrutamento de quem havia perdido o emprego em meio a pandemia, por exemplo, geram a necessidade de o líder saber conduzir com mais delicadeza as relações interpessoais, para manter a equipe acolhida e ao mesmo tempo engajada aos objetivos da organização”, afirma a psicóloga especialista em gestão e desenvolvimento de pessoas, e diretora da SIGGALR, Lisandra Kusunóki Ferachin.

A trainer de líderes lembra que o desenvolvimento das habilidades comportamentais para gestores e coordenadores de equipes, pode ser uma ótima estratégia. “Saber se conectar com as motivações e preocupações de cada colaborador através de um feedback bem conduzido, ter inteligência emocional, saber mediar conflitos, nunca foi tão necessário e todo líder pode treinar essas habilidades através de programas de desenvolvimento”, acredita Lisandra, que já treinou mais de mil profissionais e atualmente gerencia sistema de recrutamento e seleção para empresas.

Dados divulgados pela Asserttem (Associação Brasileira do Trabalho Temporário), apontam que a contratação aumentou 42% somente em setembro deste ano em comparação com o mesmo mês do ano passado e a previsão é de que 400 mil pessoas sejam admitidas temporariamente no país neste último trimestre. Em outubro, os contratos devem ser impulsionados pela indústria como nos meses anteriores, além de aguardada uma reação do comércio e do setor de serviços com a proximidade das festas de Natal e Ano Novo.

“Não há oportunidade melhor para quem está em busca de uma colocação efetiva no mercado, do que poder mostrar suas qualidades ao lado de um contratante, dentro da empresa por um longo período. Mas, é importante estar atento, porque para se destacar, este temporário não pode apenas demonstrar que conhece da função que exerce, isso é o mínimo. Assim como os líderes, ele precisa somar a isso as habilidades comportamentais que são extremamente valorizadas hoje pelas empresas”, acredita Lisandra.

Entre as dicas para quem quer ser efetivado, ela recomenda manter a escuta ativa para saber o que esperam de você, resolver problemas focando sempre na busca por soluções, em caso de dúvidas pedir direcionamento sem medo para melhor desempenho e apresentar aos líderes os resultados que conquistou para a empresa naquele período. É importante também informar claramente que seu objetivo é ser contratado, para que estejam cientes do seu desejo.

plugins premium WordPress