Governo do Amazonas socorre e FAB busca deportados deixados em Manaus

-

O Governo do Amazonas está auxiliando no atendimento de passageiros deportados dos Estados Unidos, que chegaram à Manaus no início da noite desta sexta-feira (24), após problema técnico apresentado na aeronave, que tinha como destino final Minas Gerais. Foram disponibilizados para os brasileiros colchões, atendimento médico, alimentação e água, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Corpo de Bombeiros do Amazonas e Defesa Civil.

No total, 79 passageiros estavam a bordo do avião, sendo 11 mulheres, 62 homens e seis crianças. Todos foram acomodados em uma sala do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e devem aguardar um novo voo para Belo Horizonte, com previsão de saída da capital amazonense às 16h deste sábado (25).

No local, uma equipe do Corpo de Bombeiros do Amazonas também presta apoio com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, como explica o Comandante de Socorro da capital, tenente Éverton Augusto. “Alguns passageiros já possuem algumas patologias e precisam de acompanhamento do uso de medicação, então estamos identificando esses pacientes para que eles possam receber assistência”, disse o Comandante de Socorro.

FAB transporta

Um avião da FAB saiu de Brasília para auxiliar o grupo a chegar ao destino final, em Minas Gerais. Segundo a FAB, a aeronave KC-30, do Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte foi designada para a missão. A FAB também envia profissionais de saúde para acompanhar os deportados durante o trajeto até o Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte. As operações de deportação em massa de imigrantes ilegais começaram pouco tempo após Donald Trump tomar posse na Casa Branca, na última segunda, embora o grupo que chegou agora tenha sido expulso ainda por Biden.

plugins premium WordPress