Hospital Cassems de Campo Grande recebe selo Covid FreeExcelente do IBES

-

O Hospital Cassems de Campo Grande recebeu, na última segunda-feira (18), o selo Covid Free Excelente, do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES), por boas práticas de prevenção e enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Esta certificação coloca o HCCG entre os cinco primeiros hospitais que possuem o selo no Brasil e o primeiro do estado, referendado pelo IBES.

A certificação de boas práticas preventivas para o enfrentamento do coronavírus tem o papel de garantir ambientes seguros para produção, operação e/ou atendimento ao público. O selo foi criado para apoiar as empresas a criarem e manterem um ambiente seguro para seus funcionários e seus pacientes.

Entre as adequações feitas pelo HCCG para assegurar a qualidade da assistência e a segurança dos profissionais de saúde e dos pacientes, estão a definição estrutural das áreas Covid-19 (UTIs e Internação Clínica), sala cirúrgica exclusiva para pacientes suspeitos ou confirmados para Covid-19, estruturação da tenda de Pronto Atendimento exclusivo para casos suspeitos e confirmados, oferta de testes para todos os colaboradores, deslocamento para home office dos colaboradores com fatores de risco, ações de distanciamento social em toda a unidade, inclusive áreas administrativas, triagem dos colaboradores e dos visitantes na entrada do hospital, fluxos internos separados e exclusivos para pacientes Covid-19, reforço na distribuição de álcool em gel, equipes exclusivas para atendimento nas áreas Covid-19, além do reforço nas capacitações de biossegurança (uso de EPIs e higienização das mãos, superfícies e equipamentos).

Para o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, receber certificação tão importante, demonstra que as medidas adotadas pelo hospital, desde o início da pandemia, para garantir a segurança dos colaboradores e dos pacientes, foram acertadas.

“Quando fomos surpreendidos pela pandemia do novo coronavírus, a nossa primeira atitude foi tomar diversas medidas de biossegurança, em nossas unidades de atendimentos ambulatoriais e administrativos, para diminuir o risco de transmissão da Covid-19 e assegurar a segurança dos nossos colaboradores e beneficiários. Receber esse selo, reafirma o compromisso do Hospital Cassems de Campo Grande, e de toda a rede da Caixa dos Servidores, de priorizar a segurança, sem perder a sua característica principal, que é a humanização do atendimento”.

De acordo com o diretor clínico da Unidade Hospitalar, Marcos Bonilha, a pandemia do novo coronavírus tem sido um desafio para as equipes de gestão e qualidade hospitalar. O diretor conta que enfrentar a explosão no número de casos de uma doença extremamente transmissível, que utiliza grande parte dos espaços e recursos, humanos ou não, e, apesar disto, também garantir a segurança dos pacientes e colaboradores é uma equação que exige um trabalho árduo dos gestores.

“Adotamos normas sanitárias internacionais, adaptamos o Hospital de Campo Grande para atender todos os requisitos necessários e, assim, assegurar risco mínimo de transmissão às pessoas que necessitem estar no ambiente hospitalar. Desta forma, foi nos oferecido, novamente, uma ferramenta de acreditação para que avaliassem nossas adequações e pudessem certificar a segurança que pretendemos. Então, ontem, fomos comunicados da nossa certificação como Covid Free Excelente. Esse tipo de reconhecimento muito nos orgulha. Somos um dos cinco hospitais do Brasil a receber este selo”, comemora Bonilha.

Carolina Weber Prieto Leite, coordenadora da Qualidade do hospital, avalia que essa certificação vinda de uma instituição reconhecida nacional e internacionalmente demonstra o Hospital Cassems de Campo Grande fez todas as adequações necessárias e recomendadas pelas autoridades sanitárias, para oferecer um atendimento ainda mais seguro e com o mínimo de risco de contaminação pelo novo coronavírus.

“Aqui, os profissionais médicos podem sentir segurança para internar seus pacientes. Os cuidados aqui prestados estão fortalecidos com as medidas de biossegurança recomendadas pelas autoridades sanitárias. O selo tem validade e as nossas ações são acompanhadas pelo IBES para assegurar a manutenção das boas práticas sempre atualizadas”, explica Carolina.

O diretor administrativo do Hospital Cassems de Campo Grande, Alessandro Depieri, elenca as ações que levaram a unidade a receber tão importante certificação.

“O Hospital Cassems de Campo Grande segue seu caminho de ser um hospital de referência no estado de Mato Grosso do Sul. Essa certificação premia o nosso esforço, toda a nossa dedicação em buscar e implementar ambientes extremamente seguros, práticas assistenciais embasadas em referências internacionais e procedimentos que foram exaustivamente treinados para minimizar, ao máximo, o risco de contágio dos nossos profissionais de saúde e dos nossos pacientes. Este selo faz jus a qualidade assistencial prestada no nosso hospital”, pontua Depieri.

A Clínica de Tratamento Oncológico Oncovitta, empresa responsável por todos os atendimentos oncológicos realizados no hospital, também se destacou no recebimento da certificação pelos mesmos critérios de biossegurança. O médico oncologista e responsável pela clínica, Fabrício Colacino, destaca que o selo Covid Free Excelente chancela as medidas de biossegurança e o ambiente extremamente controlado.

HCCG é a 5ª unidade hospitalar do país e a primeira do estado a receber esta certificação.(Foto: Arquivo)

“Este selo traz para nós um grande alento, justamente nesse momento que se inicia a vacinação em todo o território nacional, pois é fundamental que o paciente oncológico continue o seu tratamento, a sua investigação, realize os seus exames para o controle da doença de base, que é o tumor. Dessa forma, essa certificação garante que o ambiente onde o paciente está sendo tratado está seguindo todas as mediadas necessárias para que façamos um atendimento com qualidade, com medidas de biossegurança e um atendimento humanizado, que é uma característica da Cassems, num ambiente totalmente controlado e assegurado por essa chancela do selo Covid Free Excelente”, avalia.

plugins premium WordPress