Integrantes do FCL invadem fazenda em Dourados e são removidos pelo Choque

-

Grupo composto por mais de 60 elementos integrantes do movimento FCL (Frente Camponesa de Luta) que invadiam a Fazenda São Marcos, em Dourados, após não obedecer e até desacatar uma equipe da Polícia Militar, no amanhecer deste domingo (19), abandonou a área diante da chegada de equipes do Pelotão de Choque. Na vistoria ao local onde estavam os invasores, o Choque apreendeu diversos materiais geralmente empregados em ação violenta de guerrilha.

Os policiais apreenderam alguns objetos que podiam atentar contra a integridade física dos policiais militares e objetos para impedir o avanço das viaturas, como facão, foice, enxada, miguelitos, tábuas de madeira com pregos voltados com a ponta para cima, arame farpado, coquetéis Molotov prontos (um deles com rojão acoplado), fogos de artifício, garradas vazias e gasolina em galões.

Os responsáveis pela propriedade ao perceberem a invasão denunciaram o caso na Depac-Dourados que solicitou apoio da PM acionaram para realizar o desforço imediato e cessar a invasão, situação que foi impossível pelo policiamento local para a expulsão dos invasores. Com o impasse, foi acionado e determinado que o Batalhão de Choque apoiasse na ocorrência com o envio de pelotões para a área.

Chegando ao Local invadido, a tropa se deparou com cerca de 60 invasores e atuou conforme os procedimentos em ocorrências dessa natureza, tentando inicialmente negociar para que se retirassem, porém, após a recusa destes, foi feito o posicionamento da tropa no terreno fazendo com que os invasores desistissem de atirar os objetos contra os policiais.

Foi então utilizada munição química para o afastamento dos invasores e a progressão dos pelotões vencendo a primeira barricada. Após a transposição dos obstáculos, o grupo desistiu da invasão e solicitou um tempo para que se retirassem com os seus pertences. Na avaliação policial e pelo material apreendido, os invasores iriam incendiar a propriedade.

plugins premium WordPress