Jovens saudáveis podem ter acesso à vacina da Covid-19 apenas em 2022, diz OMS

-

Frasco rotulado como vacina contra Covid-19 em foto de ilustração
10/04/2020 REUTERS/Dado Ruvic/Illustration

A cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Soumya Swaminathan, disse em uma entrevista que jovens saudáveis podem ter de esperar até o ano de 2022 para serem vacinados contra a Covid-19. O anúncio foi realizado nesta quarta-feira (14) e indica que a prioridade será a vacinação daqueles que são considerados grupos de risco — como idosos e profissionais de saúde.

“Teremos muitas orientações e informações que ainda irão sair sobre a vacina. Mas acho que em média, uma pessoa jovem e saudável, possa ter que esperar até 2022 para conseguir a vacina. Mas até lá, acreditamos que vamos diminuir a mortalidade pela doença e proteger primeiro aqueles em maior risco. E aí, passaremos a proteger outra porcentagem maior da população”, disse.

Ela acrescentou que para uma imunidade de rebanho fosse alcançada, seria necessário que 70% de uma população fosse vacinada contra a doença. Cerca de 200 vacinas estão sendo desenvolvidas mundialmente, mas apenas 31 estão nas fases clínicas de teste – sendo que destas, oito são candidatas promissoras.

Em outra entrevista, Soumya também disse que é possível que a eficácia e segurança de uma vacina seja confirmada no final de 2020, mas o início da vacinação em si está previsto para a metade de 2021. O início da vacinação, entretanto, não será feito em apenas um dia. De acordo com Soumya, meses e anos serão necessários para que bilhões de doses sejam produzidas de modo a proteger 60 ou 70% de toda a população.

plugins premium WordPress