Frente pede reforço de doses da vacina contra Covid-19 em Dourados

-

A Frente Parlamentar de Acompanhamento do Plano Municipal de Imunização da Câmara de Dourados acionou deputados e senadores de Mato Grosso do Sul, solicitando a destinação de um quantitativo maior de doses da vacina contra a Covid-19 para atendimento do público prioritário.

De acordo com a presidente do grupo, a vereadora Daniela Hall (PSD), o imunizante trouxe esperança e é motivo de comemoração. Ela destaca que entende que a vacina chegará para todos de acordo com a capacidade de produção e compra, mas por outro lado, é preciso se atentar às especificidades de Dourados em relação ao público prioritário.

“Nós temos a mais populosa reserva indígena do País e a definição da quantidade de vacinas a serem destinadas deve levar em consideração esses dados”, ressalta.

Levando em conta apenas o público prioritário das fases iniciais de vacinação, Dourados tem 40 mil idosos (cerca de 300 institucionalizados) e uma população carcerária que passa de 2.500 internos. Além disso, o município conta com 1,8 mil profissionais de saúde e as Reserva Indígenas com cerca de 18 mil moradores. Só aí já são mais de 60 mil pessoas.

Conforme Daniela, no último dia 15 de janeiro, a resolução conjunta SES/SEJUSP nº 01, de 11 de janeiro de 2021, publicado no Diário Oficial nº 10.377, estimou o envio de doses para o atendimento de 29 mil pessoas em Dourados, município que tem atualmente 222.949 habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

“Desde que anunciada a quantidade de pessoas atendidas pelo governo do Estado em relação a vacina, muita gente tem procurado meu gabinete. Restam muitas dúvidas sobre a previsão da chegada de novas doses e quem ficará de fora, mesmo sendo público prioritário. Isso tem deixado a comunidade preocupada. Sabemos que as doses da vacina irão chegar, porém precisamos dar transparência nesse processo de definição de novas datas de envio dos imunizantes, bem como a concretização de novas entregas”, ressalta.

Vereadora Daniela é a presidente da Frente Parlamentar.(Foto: Arquivo)
plugins premium WordPress