Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN desenvolvem projeto de museu permanente para a 4ª Brigada de Cavalaria

-

Em uma colaboração que une design, história e inovação, os acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN, sob a coordenação do Prof. César Augusto Faria e orientação da Profª Dra. Érika Santos Silva, criaram um projeto para a reforma do hall de entrada da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, celebrando os 75 anos de história da instituição.

O projeto propõe a criação de um museu permanente, concebido para resgatar e expor o rico acervo histórico da Brigada. A ideia é proporcionar aos visitantes, desde estudantes a membros da comunidade, a oportunidade de conhecer as conquistas e condecorações da Brigada, contextualizando sua relevância na história regional e nacional.

A parceria entre a UNIGRAN e a 4ª Brigada começou com a busca do General de Brigada Abelardo Prisco de Souza Neto, comandante da unidade, por projetos que conectassem a prática acadêmica às necessidades da instituição militar. “Busquei a UNIGRAN logo que assumi o comando, com o objetivo de atrelar a prática dos alunos às necessidades da Brigada. A proposta inicial era modernizar alguns espaços e, com o tempo, ampliamos para a criação de um ambiente que pudesse resgatar nossa história e apresentá-la de forma acessível”, explicou o General.

Ele destacou a importância do museu para centralizar o acervo histórico: “a ideia é reunir em um local acessível objetos e documentos que, muitas vezes, estão dispersos. Esse espaço será um ponto de passagem obrigatório para visitantes, onde eles terão uma visão completa do papel histórico da Brigada”.

Para os acadêmicos, o projeto representou uma oportunidade de aliar teoria à prática. A Profª Érika Santos Silva, responsável pela orientação do trabalho, destacou o papel fundamental dos alunos em todas as etapas do projeto: “os acadêmicos participaram de reuniões, medições, desenvolvimento do projeto e até nas ideias criativas. É uma experiência real, onde eles puderam criar algo realizável, muito próximo do que enfrentarão no mercado”.

A professora também enfatizou a importância do trabalho coletivo. “Discutimos cada detalhe juntos. Embora eu pudesse conduzir o projeto como profissional, o objetivo era que eles desenvolvessem algo que os preparasse para o mercado, dando-lhes uma experiência que conta muito na formação”, mencionou.

Os acadêmicos Agatha Aparecida da Silva, Rafael Vieira Alves dos Santos, Lion Tatsuhiro Mello Iiyama, Mariana Vilela Biscaro e Jeniffer Kasumi Toyama participaram deste trabalho que conecta arquitetura, história e emoção, deixando um legado para a comunidade e para o Exército Brasileiro.

75 anos de história e um legado para o futuro

O General Abelardo ressaltou a importância de celebrar os 75 anos da Brigada com um projeto que unisse história e inovação. “Queremos que esse espaço reflita a relevância da Brigada para Dourados, Mato Grosso do Sul e o Brasil. É emocionante trabalhar junto aos acadêmicos e ver ideias se transformarem em realidade”, exaltou.

O projeto, que levou cerca de quatro meses para ser desenvolvido, deve ser implementado em 2025. Além de sua relevância histórica, a iniciativa também evidencia o compromisso da UNIGRAN com a formação de excelência, unindo ensino, prática e impacto social.

plugins premium WordPress