Feira da Literatura do FESTOP homenageia escritor e poeta Boca Venâncio

-

Rogério Vidmantas

O FESTOP II EDIÇÃO está chegando, com três noites de muita música e diversão na Praça Antônio João, em Dourados, nos dias 25, 26 e 27 de outubro. Mas o Festival de Todos os Povos contempla também outras áreas da cultura e os amantes da leitura estão nesta lista. Neste ano, a Tenda da Literatura homenageia o poeta e escritor Ilson “Boca” Venâncio e será um espaço dedicado à celebração da literatura e da cultura sul-mato-grossense.

Em 2023, a Tenda da Literatura foi um dos espaços mais festejados do FESTOP, com lançamentos e exposições de livros, música, declamação de poemas, danças e palco livre para apresentações culturais. “Foi um sucesso. Reunimos escritores de Dourados e da região, com apresentações culturais diversificadas para um grande público que normalmente não têm acesso a esses artistas. Neste ano, temos o prazer de anunciar que será ainda melhor”, afirma, entusiasmado, Carlos Amarilha, escritor e organizador da Tenda.

Idealizada para valorizar a literatura regional, estimular a produção literária e editorial e oferecer aos escritores a oportunidade de participar das sessões de autógrafos, a Feira de Literatura tem confirmado o lançamento de dez livros, além da participação de 50 escritores de diversas tendências.

Boca Venâncio

O homenageado e que nesta edição do FESTOP dá nome à Tenda de Literatura, Ilson “Boca” Venâncio faleceu em 26 de julho. Ícone da literatura de Dourados, Boca era também ator, compositor, músico, artesão e produtor. Foi membro Academia de Letras do Brasil, Seccional Dourados, e marcou o cenário artístico da cidade com suas obras e eventos culturais. POuco antes da sua morte, lançou o livro “A Feira Livre da Rua Cuiabá”.

“Boca foi um agente muito ativo da nossa comunidade artística e marcou profundamente o cenário cultural de Dourados, sempre promovendo e participando de eventos que enriqueceram nossa cultura local. Sua partida deixou um vazio imenso, mas também um legado inesquecível que celebramos nesta tenda especial”, completa Amarilha.

O FESTOP II é realizado pelo Bailinho do Dagata Produção Cultural e Economia Criativa, e nessa segunda edição tem o apoio do Governo do Estado, através da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul e SETESC, ⁠Prefeitura Municipal de Dourados, Câmara Municipal de Dourados, SESC/MS, SEBRAE/MS, ACED, Sicredi, Unigran, UFGD, UEMS, Associação Cultural Casulo, deputada federal Camila Jara e deputada estadual Gleice Jane.

Organização espera participação de 50 escritores regionais e o lançamento de dez obras.(Fotos: @puntoaureo)

plugins premium WordPress
Sair da versão mobile