Confirmado para o período de 21 a 23 de novembro, a 20ª edição do Festival da Guavira traz um forte incremento ao turismo de Bonito e região (Rota Serra da Bodoquena) ao movimentar o destino em um mês de baixa temporada. Uma ótima opção para unir o lazer e o contato da natureza com muita cultura (música, danças e artesanato) e o melhor da gastronomia associada à fruta do Cerrado e símbolo de Mato Grosso do Sul.
Novembro e dezembro são os meses de colheita da guavira, encontrada em abundância nas matas da região, e o turista tem a oportunidade de visitar os guavirais nativos e colher a fruta, que se assemelha a jaboticaba (arredondado e adocicado), porém de casca verde e amarelada, com alta concentração de vitamina. Os arbustos do vegetal variam de 30 centímetros a 2 metros de altura, o que permite serem facilmente colhidos no pé.
Cozinha Show
A programação do Festival da Guavira, que ainda está sendo formatada pela prefeitura local, inclui a degustação gratuita da frutinha, além da exposição de artesanatos, feira gastronômica, dança, teatro, oficinas de culinária, música ao vivo e o famoso concurso da ‘Maior Guavira de Bonito. Também acontece a Cozinha Show, com a participação de chefs de Bonito e do Estado, que irão preparar vários pratos à base de guavira.
O tradicional evento é uma oportunidade imperdível para quem quer conhecer e apreciar a cultura e a gastronomia sul-mato-grossense e curtir shows de qualidade com artistas nacionais e regionais consagrados e talentosos. Realizado na Praça da Liberdade, o festival atrai turistas do Estado e de todas as partes do Brasil, bem como de outros países, como os vizinhos Paraguai e Bolívia, e também se tornou um fator de geração de renda para a comunidade local.
Mais informações:
www.bcvb.com.br
(Assessoria de Imprensa da Rota Bonito Serra da Bodoquena)