A PF e CGU, deflagram operação de combate a desvio de dinheiro de obra federal em Corumbá

-

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (12), nas cidades de Corumbá e Campo Grande, a Operação Independência, que investigou atuação de empresa e funcionários públicos na prática de crimes previstos na lei de licitações. A ação contou com o emprego de 35 policiais federais e servidores da Controladoria-Geral da União, que cumpriram 8 mandados de busca e apreensão na casa de empresários e funcionários públicos da Prefeitura de Corumbá vinculados à administração dos anos de 2013 a 2016.

Segundo as investigações, o grupo criminoso teria sido favorecido na celebração do procedimento licitatório, além de não ter entregue, ou ter entregue apenas em parte, a obra de reforma da Praça Independência. Os mandados expedidos pela Justiça Federal em Corumbá buscam reforçar os indícios de corrupção identificados até agora e individualizar a conduta de cada envolvido.

Os investigados poderão responder pelos crimes de peculato (artigo 312, caput, segunda parte, do código penal) e frustração do caráter competitivo do processo licitatório.

O nome da operação faz referência ao Praça da Independência, objeto urbano centenário localizado no centro da cidade de Corumbá e que representa um ícone no paisagismo e na história da cidade. No período investigado na operação, o ex-deputado Paulo Duarte, então do PT atualmente no MDB, era o prefeito da cidade.

plugins premium WordPress