Agronomia da UNIGRAN distribui mudas de plantas medicinais e condimentares

-

Acadêmicos da UNIGRAN durante atividade realizada na Praça Antônio João. (Foto: Divulgação)

Os calouros do curso de Agronomia da UNIGRAN distribuíram mais de três mil mudas de plantas medicinais e condimentares na Praça Antônio João durante a manhã do último sábado, 13. Além de mostrar a importância do uso dessas plantas, a atividade foi sustentável, pois todos os recipientes foram confeccionados com materiais sustentáveis.

A atividade foi desenvolvida nas disciplinas de Introdução à Agronomia e Química Geral, orientada pelos professores Mateus Luiz Secretti e Célia Menegati, respectivamente. O objetivo foi fazer com que os calouros resgatassem a importância do uso de plantas no dia a dia da família.

Os estudantes tiveram que usar a criatividade. “A avaliação era de que os alunos desenvolvessem recipientes sustentáveis e que usassem plantas diferenciadas, mostrando para população a importância do profissional da área agrícola. O agrônomo não trabalha apenas com grandes culturas, grandes áreas e grandes lavouras, ele também tem o papel de atuar neste ambiente da agricultura familiar”, mencionou Mateus Secreti.

A produção foi de mudas de alecrim, sálvia, hortelã, erva cidreira, diversidades de pimenta, manjericão, salsinha, além de várias plantas que podem ser utilizadas através de infusão, chás, plantas de anador para pequenas dores de cabeça, por exemplo. Sob o viés da sustentabilidade, alguns grupos utilizaram a casca do coco e de maracujá, palha de milho, material biodegradável, goma de tapioca, entre outros matérias para utilizar como recipiente, das mudas.

O grupo do acadêmico Renato Pinheiro dos Santos produziu mudas de pimenta. “Colocamos a muda da pimenta em um tubete feito com cartela de ovo e gesso que, ao modelar, colocamos casca de ovo, pintamos e decoramos com desenho de pimenta. Muito legal e interessante este trabalho. Ficou bonito, as pessoas gostaram. É o futuro pensarmos no agronegócio sustentável”, enfatizou o estudante.

 

plugins premium WordPress