Estudantes da UFGD recebem 16 venezuelanos que chegaram a Dourados

-

Foto – divulgação

Estudantes da UFGD, ligados à Cátedra Sérgio Vieira de Mello, receberam mais 16 migrantes e refugiados venezuelanos que chegaram ao Terminal Rodoviário de Dourados no último domingo, dia 19.

Este grupo de venezuelanos se soma a um total de 1987 estrangeiros que chegaram a Dourados desde o início de 2019, sendo beneficiados pela Operação Acolhida. Esta operação é uma força-tarefa logística humanitária coordenada pelo Governo Federal em parceria com agências da Organização das Nações Unidas (ONU) e organizações da sociedade civil.

Em Dourados, a UFGD apoia a Operação Acolhida em uma parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), a Agência da ONU para as Migrações (OIM), a Caritas Diocesana de Dourados, a Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a Igreja Metodista e outras instituições públicas e da sociedade civil.

Segundo dados do Ministério da Cidadania, Dourados é o terceiro município brasileiro que mais recebeu migrantes venezuelanos pela Operação Acolhida, atrás apenas de Manaus e São Paulo.

Relações Internacionais da UFGD

Na UFGD há um grupo de estudantes e docentes que fazem parte da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (uma parceria entre a ACNUR e a UFGD). Além do auxílio humanitário às pessoas que chegam na cidade, esse grupo trabalha com pesquisas para monitorar e avaliar o processo de interiorização de migrantes venezuelanos para o município de Dourados.

Luciana Campos Oliveira, professora da Faculdade de Direito e Relações Internacionais (FADIR/UFGD), coordena algumas dessas atividades por meio do projeto de extensão “Promoção, Monitoramento e Avaliação da Interiorização e a Integração de Migrantes e Refugiados Venezuelanos em Dourados-MS”.

“Nosso esforço acadêmico e institucional, de fazer parte do elo entre a Operação Acolhida com a cidade de Dourados, realiza a função social e a missão institucional da Faculdade de Direito e Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), mesmo durante a pandemia do COVID-19 e a suspensão das aulas”, afirma a professora. O objetivo principal é a integração social desses migrantes. As pesquisas geram dados que auxiliam tanto os estrangeiros que chegam na cidade, como também os gestores públicos e entidades envolvidas.

As informações obtidas em pesquisa possibilitam verificar objetivamente quais são as principais dificuldades que impedem a plena integração dos migrantes. Ainda segundo Luciana, “nosso projeto verifica informações repassadas por receptores de reunificação familiar e social, evitando desafios mais simples, como a logística da chegada de beneficiários, até riscos de maior gravidade, como o potencial aproveitamento da interiorização para atividades que caracterizam o tráfico de pessoas.

Nesse sentido, durante a suspensão das aulas, continuamos a apoiar a operação verificando as condições de recepção daqueles que desejam interiorizar seus familiares e amigos, além de acompanhar a chegada desses. Desse modo, contribuímos para que a recepção de venezuelanos em Dourados seja organizada e eficiente”.

Parceria entre UFGD e ONU

A Cátedra Sérgio Vieira de Mello foi estabelecida no ano de 2015 por meio de um Acordo de Cooperação entre a UFGD e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). Seu objetivo é estimular atividades de ensino e pesquisa sobre temáticas de deslocamentos populacionais, migrações e refúgio, além de promover ações de extensão junto a populações migrantes e refugiadas no Estado de Mato Grosso do Sul.

A gestão da CSVM ACNUR-UFGD se encontra sob responsabilidade do professor Hermes Moreira Junior, diretor da Faculdade de Direito e Relações Internacionais, e conta com a participação de docentes e estudantes dos cursos de Direito, Relações Internacionais, Geografia, Letras, Medicina, Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Fronteiras e Direitos Humanos. A Cátedra também desenvolve outros projetos nas áreas de assistência jurídica e ensino de português como língua de acolhimento.

plugins premium WordPress