Grupo de pesquisa de Agronomia da UNIGRAN publica trabalho em revista nacional

-

Professores e alunos do grupo de pesquisa durante a implantação dos experimentos que resultou no trabalho publicado.(Foto:Divulgação)

Acadêmicos e professores do Grupo de Pesquisa Científica de Agronomia da UNIGRAN comemoram mais uma importante conquista: a publicação de um dos projetos em uma das maiores revistas científicas nacionais. A qualidade e relevância do trabalho intitulado ‘Influência do adjuvante Atumus na aplicação de herbicidas’ tornou-o o sexto capítulo da revista ‘A transformação da Agronomia e o perfil do novo profissional’, da Atenas Editora, de Ponta Grossa/PR.

Wesley Souza Prado, professor fundador do grupo, explicou que a iniciativa surgiu para aproximar o acadêmico da pesquisa científica. “Criamos o grupo há dois anos com o objetivo de apoiar os alunos que querem atuar no campo da pesquisa e tenham interesse na pós-graduação, seja especialização, um programa de mestrado ou de doutorado. Nele, fomentamos a elaboração de ideias e projetos inovadores, bem como suas execuções em campo ou laboratório. Atualmente, o grupo conta com a participação de alunos desde o primeiro ao último semestre dos cursos de Agronomia e Tecnologia em Produção Agrícola”, disse.

A pesquisa publicada foi a primeira executada em campo e contou com a parceria de uma empresa privada, que atua no ramo de adjuvantes agrícolas. O trabalho consistiu na testagem de um dos produtos comercializados que, após ter os resultados colhidos, foram apresentados cientificamente.

“Foi muito gratificante recebermos o convite da Atenas Editora para esta publicação. Temos a certeza de que esse foi o primeiro de muitos outros trabalhos, pois em todas as safras nós desenvolvemos pesquisas, seja no campo, laboratório ou casas de vegetação, quando aplicamos experimentos aos nossos alunos e os orientamos todo o planejamento e a execução, para então colher os resultados e escrever trabalhos para os eventos científicos da nossa área”, complementou Prado.

O grupo possui parcerias firmadas com diversas empresas, que geralmente trazem demandas e, a partir delas, a equipe inicia as atividades, testando produtos, sementes ou adubos.

Para a aluna do 7º semestre, Tatiane do Vale Matos, participar do grupo de pesquisa contribui significativamente para a atuação profissional. “Junto com nossos professores, nós desenvolvemos importantes projetos que nos possibilitam fazer o manejo de novas tecnologias e isso é muito importante, considerando que a nossa área está em constante atualização, sempre apresentando novos produtos e métodos. Além da experiência e do contato com o mercado de trabalho, as pesquisas complementam a nossa formação, colocam em prática o conhecimento teórico e mostra a qualidade do ensino oferecido pela UNIGRAN, por meio o corpo docente e das atividades de extensão do nosso curso, além de contribuir com a comunidade disponibilizando os conhecimentos produzidos na academia”, apontou.

Compõem o corpo de autores do trabalho os professores Mateus Luiz Secretti, coordenador do curso de Agronomia, Cácia Leila Tigre Pereira Viana, coordenadora do curso de Tecnologia em Produção Agrícola e Wesley Souza Prado, coordenador do grupo de pesquisa, além dos alunos Andrei Araújo Andrade, Fabricio da Silva Santos, Ledenilson Izaias da Silva, Samuel Almeida da Silva Filho e Tatiane do Vale Matos.

Segundo o coordenador do grupo, uma das próximas atividades será a realização de palestras em escolas técnicas, empresas e para produtores rurais, sobre os projetos desenvolvidos pelos estudantes, que possuem grande contribuição para a área. A publicação está disponível no link https://www.atenaeditora.com.br/post-artigo/34581.

Sobre a Atenas Editora

A Atenas Editora publica report de pós-doutorado, teses, dissertações, monografias, trabalhos de conclusão de curso, artigos científicos, anais de congressos, simpósios e encontros de pesquisa, proceedings de eventos, textos independentes e preprints, em todas as áreas do conhecimento. A revista já editou e publicou mais de 1.400 livros e 27.000 mil artigos chancelados pelo conselho editorial, garantindo o Qualis Livro e também viabilizando o crescimento acadêmico e curricular dos autores pesquisadores.

plugins premium WordPress