Na Câmara, estudantes de medicina da UGFD cobram EPIs para retorno das aulas práticas

-

No ‘Café com o Presidente’ desta quarta-feira (03), os vereadores receberam representantes do curso de medicina da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Em pauta, os estudantes pediram apoio da Câmara Municipal para disponibilização de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para os cursos da área da saúde. Os equipamentos são de extrema necessidade para que acadêmicos possam realizar o estágio no Hospital Universitário, Hospital da Vida e na UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

A preocupação dos acadêmicos se deve principalmente pelo retorno as aulas na UFGD, previstas a partir da próxima segunda-feira (08). De acordo com os estudantes, algumas turmas deverão ter aulas práticas e, consequentemente, aumentará a demanda de EPIs nos locais de estágio. “Acreditamos que a disponibilidade de EPIs a todos os alunos, sejam na área da saúde ou não, o retorno das aulas pode acontecer mais rápido e assim diminuir o tempo perdido”, considera o estudante Altair Meirelles, presidente do centro acadêmico.

Outro pedido dos estudantes é com relação ao aumento das turmas em regime de ‘internato’, que ocorreu devido ao acesso ao vestibular semestral. No entanto, não houve a ampliação no número de preceptores para auxiliar na formação durante as aulas práticas. “Se existissem bolsas para preceptoria nos campos de estágio de saúde pública, contribuiria para a diminuição do número de alunos por estágio, facilitando assim a comunicação entre médico e aluno e melhorando o aprendizado e valorizando a classe dos docentes”, considera os estudantes.

Para o presidente do Legislativo, Laudir Munaretto (MDB), a luta dos acadêmicos é justa e coerente em exigir materiais de proteção individual durante os estágios que fazem parte das aulas práticas. Neste sentido, ele sugere uma campanha de doação de EPIs envolvendo instituições públicas e a iniciativa privada na arrecadação destes equipamentos.

Laudir ressaltou ainda o propósito da reunião em auxiliar e buscar soluções para as demandas apresentadas pelos diversos segmentos da sociedade. “Estamos sempre à disposição para ouvir as demandas apresentadas e juntos encamparmos seja com a iniciativa privada ou pública as doações destes equipamentos de proteção”, ressaltou Laudir.

Participaram do encontro os vereadores que compõe a Comissão de Saúde da Casa, drº Diogo Castilho (presidente) e Liandra Brambilla (membro) e o vereador Daniel Junior (Patriota).

O ‘Café com o Presidente’ acontece todas as quartas-feiras, na Câmara de Dourados, com o propósito de ouvir os diversos segmentos da sociedade organizada e setores produtivos do munícipio.

Vereadores ouviram as demandas dos acadêmicos do curso de medicina da UFGD. (Fotos: Valdenir Rodrigues)
plugins premium WordPress