Na volta às aulas, quantidade de alunos nas salas dependerá do Prosseguir

-

As aulas presenciais na Rede Estadual de Ensino (REE) serão retomadas no dia 2 de agosto, porém, com limitação na quantidade de alunos nas salas de aula, de acordo com a bandeira do Programa Prosseguir. As férias escolares começaram na sexta-feira (2) e, no dia 19 de julho, os professores e administrativos retornarão para as escolas, mantendo os alunos no ensino remoto.

A partir de agosto, os estudantes voltarão de maneira gradativa às atividades presenciais. As cidades que estão na bandeira cinza iniciarão as aulas com 30% dos estudantes em sala. Na bandeira vermelha, as escolas devem ter 50% dos alunos. Já na bandeira laranja, 70% dos alunos devem estar em sala de aula. A bandeira amarela sinaliza que as escolas podem colocar até 90% dos alunos. As aulas 100% presenciais só votarão nas cidades com a bandeira verde, o grau baixo de contágio do coronavírus.

Para a secretária de Estado de Educação (SED), Maria Cecília Amendola da Motta, estava mais do que na hora de os estudantes voltarem para a escola e, dessa maneira, ficou mais fácil, seguindo o critério científico. “Nós, professores, devemos nos basear em evidências a cada decisão que tomamos para dar segurança a toda população envolvida, quer seja os docentes, discentes, administrativos e, principalmente, as famílias envolvidas que contam com a escola como um lugar seguro”, frisou.
A secretária ainda acrescentou que, segundo estudos, a escola deveria ser a última a fechar e a primeira a abrir na pandemia. “Que as famílias possam estar tranquilas, com professores vacinados e tudo muito bem organizado”, disse. Os diretores, professores e administrativos fizeram um trabalho de muita criatividade e responsabilidade para minimizar os efeitos da pandemia, conforme análise a titular da SED.

Avanço tecnológico

Embora a pandemia tenha seu impacto negativo, por outro lado, impulsionou o avanço tecnológico no ensino público. A secretária comentou que havia uma “resistência na inovação tecnológica”. “Nós estávamos no século passado ainda, estamos usando instrumentos que os alunos estavam acostumados: smartphones, computadores. Esse foi o lado bom, vamos dizer da pandemia. Nos fez avançar em um momento diferente. Nunca mais teremos aula como tínhamos antes”, disse.

Orientação
Formado por 21 instituições de controle, entre voluntários da saúde, assistência, educação, Ministério Público e Defensoria Pública, a retomada das aulas presenciais será fiscalizada com o objetivo de orientar sobre a questão do uso do protocolo de biossegurança. Segundo a secretária da SED, cada unidade escolar terá autonomia para definir como as famílias serão avisadas sobre o retorno das aulas presenciais.

plugins premium WordPress