Projeto Vida Saudável encerra atividades de 2019 com balanço positivo

-

Mulheres assistidas pela ESF Vila Operária, em Nova Andradina, recebem orientações nutricionais. (Foto: Divulgação)

Com início no mês de agosto, o Projeto Vida Saudável encerra as atividades do semestre cumprindo o objetivo de promover estratégias para a adoção de hábitos saudáveis em mulheres com sobrepeso e obesidade atendidas pela Estratégia de Saúde da Família – ESF Vila Operária, em Nova Andradina – MS. O relatório final aponta perda de peso totalizando 15kg. As acadêmicas de Nutrição da UNIGRAN participaram do Projeto com orientações e acompanhamentos sobre alimentação saudável em três encontros, sob a orientação e supervisão da professora Juliana Barros de Almeida.

No encerramento, as estudantes abordaram sobre as ‘Dietas da moda’ com a comunidade assistida. As alunas separaram um Top 5 com mitos e verdades sobre a dieta dos alimentos termogênicos, low carb, jejum intermitente, sucos detox e água com limão.

Conforme Juliana Barros, o projeto possibilitou o acesso a informações sobre alimentação saudável e ainda, a aproximação dos estudantes com a comunidade. “A realização de projetos de extensão como esse é gratificante, pois permite aos acadêmicos colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, além de vivenciarem a dinâmica da realização de atividades na comunidade, por outro lado, colabora com a sociedade, buscando suprir uma necessidade demandada”, ressalta.

A médica clínica geral da ESF, Marina Lanzarini, uma das coordenadoras do Projeto, menciona que a iniciativa partiu após a equipe perceber a grande porcentagem de pacientes com excesso de peso. “Contamos com diversos profissionais de saúde para nos apoiar, a nutricionista Juliana e suas acadêmicas foram de enorme benefício para o Projeto Vida Saudável, pois conseguiram orientar de forma dinâmica para o grupo a maneira ideal de se alimentar, a importância do consumo de frutas, vegetais e muita água”, garante.

“Tivemos o resultado esperado que foi a perda de peso de maneira saudável, com orientações adequadas”, enfatiza a médica. Lanzarini destaca ainda, o apoio em equipe, com auxílio na oferta de diversas ações, como atividades físicas, boxe e terapias tradicionais como auriculoterapia, ventosa terapia, apoio psicológico e fisioterápico.

Moradora do bairro, a estudante universitária Simoni Vitorino Quevedo participou do projeto desde o início. “Foi muito bom, tivemos o acompanhamento psicológico e muitos ensinamentos de como ter uma alimentação saudável. Nós todas estávamos acima do peso, mudamos nossa rotina, além das amizades que fizemos”, menciona.

Simoni relata que as participantes mudaram a rotina diária em suas vidas após os encontros. “Colocamos em nossa rotina a caminhada, aprendemos a fazer exercícios em casa, cortamos o refrigerante e trocamos pelo suco, fizemos adaptações na alimentação, como comer mais frutas e verduras, aprendemos receitas fit. Foi ótimo, vou continuar com a reeducação alimentar”, garante.

Ao todo foram 12 participantes. Das seis que concluíram o projeto, cinco tiveram perda de peso de 1,5kg à 5,400kg, totalizando 15kg eliminados. Houve ainda a diminuição da circunferência abdominal (CA) de 2 a 5cm e redução do Índice de Massa Corporal – IMC.

plugins premium WordPress