Startup da Inova UNIGRAN é vice-campeã do Techstars Startup Weekend Sustentabilidade

-

A startup ‘PlantAção’, idealizada por dois colaboradores da Inova UNIGRAN, foi a vice-campeã do Techstars Startup Weekend Online nacional. O evento virtual teve 54 horas de duração e foi realizado para fornecer educação experiencial de primeira qualidade a empreendedores técnicos e não técnicos.

A primeira etapa do Startup Weekend foi a elaboração de uma ideia inovadora, que é a base das equipes do evento. Foi então que Gabriel Medeiros apresentou a PlantAção, conseguindo a adesão de todo o time, inclusive do colega Luiz Aurélio, também da aceleradora.

“A proposta inicial era criarmos uma plataforma para evitar o intermédio do mercado e conseguir conectar diretamente o pequeno produtor com o consumidor de produtos naturais. Mas descobrimos que isso não era algo que a galera queria, porque em várias cidades grandes isso já existe. Então, desenhamos uma maneira de resolver os problemas que encontramos dentro desse cenário, que iam desde o preço dos produtos, a certificação de procedência, a dificuldade de comprar na pandemia, até falta de incentivo ao consumo de alimentos naturais. A partir disso, a proposta final foi a criação de um clube de assinatura em que entregamos na casa da pessoa uma cesta com uma receita e os ingredientes necessários para fazê-la, vindo direto do produtor, junto com a sua história e garantindo que a maior parte do valor seja revertida para ele. No final, a PlantAção acaba oferecendo uma experiência gastronômica, mostra para o comprador que ele consome com uma causa bacana, além de ajudar o pequeno produtor, valorizando-o”, explicou Gabriel.

Medeiros também elogiou o evento e disse quais serão os próximos passos da startup. “O Techstars Startup Weekend esclareceu vários processos do desenvolvimento de uma startup, que eu só conhecia na teoria. Fico muito feliz com a nossa colocação no evento, mas não digo que foi uma surpresa, pois tinha total confiança no trabalho excelente que meu time fez em apenas um final de semana. Agora, graças a todos os mentores dentro e fora do evento que nos auxiliaram, sabemos que os próximos passos serão a realização de um MVP, validando o interesse demonstrado na segunda pesquisa realizada pela nossa equipe e depois, finalizar o desenvolvimento da plataforma e a tornar escalável”, continuou.

A startup vai ser acelerada pela Inova UNIGRAN e vai contar com a mentoria do diretor Fabiano Nagamatsu, uma das maiores referências nacionais em cultura startup.

Luiz Aurélio, programador da PlantAção, destacou que o resultado dependeu muita da afinidade do time com a ideia. “Gabriel foi um dos participantes que levaram as suas ideias, que foi uma das mais bem votadas, sendo levada adiante no evento. Todos os membros da equipe entraram no grupo dele pela afinidade com a proposta, pois vimos ser bastante promissora e que pode resolver um grande problema. Fiquei feliz com o nosso resultado e com a grande experiência que tivemos nos três dias de evento. Agora, a nossa

meta é concretizar o nosso projeto e por isso estamos em contato contínuo para que isso aconteça”, falou.

Além de Gabriel e Luiz, também fazem parte da equipe da Plantação: a consultora de eficiência energética Petra Margot, a product manager Amanda Campos, a advogada e oradora Cecília Rodrigues e a cientista de dados Bruna Caveion.

Sobre o Startup Weekend Sustentabilidade.

Organizado pela Techstars Brasil, uma organização dedicada ao fomento do empreendedora e a criação e fortalecimento das comunidades de startups em todo o mundo, o evento começou com as apresentações dos pitches, seguido das sessões de brainstorming, desenvolvimento de modelo de negócio, até a criação dum protótipo básico.

Nele, participantes criam startups funcionais durante o evento e têm a oportunidade de colaborar com pessoas com interesses parecidos fora das suas redes normais. Todas as equipes escutam palestras de líderes locais e recebem várias mentorias e conselhos construtivos de empreendedores locais. O final de semana é focado em ação, inovação e educação.

O público-alvo são empreendedores que procuram validar uma ideia, um cofundador, habilidades específicas, ou uma equipe para lhe ajudar a criar uma startup, pois é o ambiente perfeito para você executar a sua ideia e dar os primeiros passos a lançar a sua própria startup.

plugins premium WordPress