Rosa De Déa representará a Instituição no cenário educacional brasileiro, enquanto Renato Aguiar assume o cargo de Reitor
Com uma história marcada por dedicação e excelência, a UNIGRAN Educacional anuncia uma nova etapa em sua trajetória: a professora Rosa Maria D’Amato De Déa, que, após 26 anos à frente da Reitoria, ocupará o cargo de Chanceler e, em seu lugar, o professor Renato de Aguiar Lima Pereira, diretor da Faculdade de Direito, assume o cargo de Reitor da Instituição. Ele sucede a professora Rosa, que agora irá representar a Instituição no cenário educacional brasileiro.
Rosa Maria D’Amato De Déa, um legado de excelência
Atuando na UNIGRAN há 48 anos, sendo a primeira e única Reitora, quando a Instituição se tornou Centro Universitário, a professora Rosa De Déa deixa um legado de compromisso com a Educação Superior de qualidade. Durante sua gestão, a UNIGRAN se consolidou como referência em ensino superior no Brasil, oferecendo infraestrutura de ponta e formando gerações de profissionais qualificados. Agora como Chanceler, Rosa De Déa continuará representando a Instituição.
Uma trajetória de dedicação à educação e ao Direito
Nascido em São Paulo, Renato mudou-se para Mato Grosso do Sul ainda jovem, onde iniciou sua trajetória acadêmica. Sua relação com a Instituição começou nessa época, quando cursou o Ensino Médio na Escola Decisivo Anglo, atual Colégio UNIGRAN. Formou-se em Direito, também no Centro Universitário da Grande Dourados, em 1995, especializou-se em Direito Processual Civil e concluiu o mestrado na Universidade de Brasília, em 2002.
Com mais de 26 anos de docência, o professor Renato é reconhecido por seu trabalho em cursos presenciais e a distância, bem como por sua atuação em pós-graduações. Desde 2013, ocupava o cargo de Diretor da Faculdade de Direito da UNIGRAN, no qual liderou importantes conquistas, como a obtenção da nota máxima do Ministério da Educação – MEC – em avaliações de curso.
Além de sua sólida formação, Renato acumula prêmios e honrarias, como o título de Cidadão Douradense e a Medalha do Mérito Advocatício de Mato Grosso do Sul, que destacam sua contribuição para a Educação e o Direito.
Desafios e conquistas no percurso acadêmico
Durante sua gestão como diretor, Renato enfrentou desafios marcantes, como a transição para o ensino remoto durante a pandemia, destacando-se por garantir a qualidade do ensino mesmo em tempos adversos. “A UNIGRAN não ficou um dia sequer sem aula. Esse foi um grande desafio que conseguimos superar com sucesso”, afirmou.
Entre diversas memórias, Renato destaca a Semana Jurídica da UNIGRAN, um evento que reúne cerca de mil acadêmicos anualmente e se consolidou como referência
nacional. E a possibilidade de ter participado da vida educacional e profissional de diversos profissionais da área jurídica.
Visão para a Educação Superior
Como Reitor, Renato reforça a importância de um Ensino Superior ancorado na formação humanística e tecnológica. Ele acredita que as instituições devem se alinhar às demandas do mercado e apostar no uso de novas tecnologias para preparar os acadêmicos para um mundo em constante transformação. “Nosso propósito sempre foi oferecer ensino de qualidade, e isso continuará sendo nosso foco”, enfatizou.
Para ele, o sentimento de pertencimento à UNIGRAN é um dos principais diferenciais da Instituição. “Transformamos a UNIGRAN em nossa segunda casa, e esse espírito é transmitido aos nossos alunos”, afirmou.
Metas e inovações para a gestão
Sob sua liderança, Renato prosseguirá com as políticas voltadas ao atendimento humanizado, formação continuada de docentes, fortalecimento de gestores e técnicos-administrativos, além de novos investimentos em tecnologia. Ele também destaca a relevância da UNIGRAN, que é muito próxima da sociedade, por meio de projetos de extensão que atendam às necessidades sociais.
“A extensão universitária, integrada ao ensino e à pesquisa, é um grande desafio que já está em andamento. É um modelo que conecta nossos alunos à prática e impacta diretamente a comunidade, proporcionando benefícios mútuos”, explicou.
Legado e visão para o futuro
Renato vislumbra a UNIGRAN como uma Instituição sempre pronta para o futuro, alinhando suas ações às necessidades do presente. “Se eu conseguir implementar as metas que tracei, quero ser lembrado como um egresso que contribuiu para o continuado sucesso da UNIGRAN”, disse.
Ao assumir o cargo de Reitor, Renato expressou sua gratidão à professora Rosa Maria D’Amato De Déa, destacando a responsabilidade de sucedê-la. “Ser seu sucessor é uma tarefa árdua, dada sua competência e contribuição imensurável à UNIGRAN. Desejo trilhar este novo caminho ao lado dela e de nossos acadêmicos, professores e colaboradores, sempre com diálogo, transparência e união”, concluiu.
Uma nova etapa para a UNIGRAN
Com a liderança de Renato de Aguiar Lima Pereira e o apoio do corpo acadêmico, técnico-administrativo e da professora Rosa, a UNIGRAN dá início a mais uma fase em sua história. A Instituição reafirma seu compromisso com a formação de excelência, mantendo-se como referência em educação superior no Brasil.