Veteranos da UFGD fazem rematrícula entre dias 1 e 10 de julho

-

Na UFGD, quem já é veterano faz sua rematrícula, selecionando as disciplinas que quer cursar, por meio do Sigecad Acadêmico, dentro do ambiente UFGDNet.

As matrículas dos veteranos acontecem em três etapas. Do dia 1 a 10 de julho o aluno vai escolher as disciplinas do seu curso e disciplinas comuns da sua faculdade. Na segunda etapa, que ocorrerá do dia 11 a 21 de julho, o estudante pode escolher disciplinas de qualquer outro curso da UFGD, nas quais sobraram vagas.

A terceira etapa é a fase de ajuste de matrículas, que ocorrerá do dia 26 de julho a 10 de setembro. Os alunos poderão excluir disciplinas matriculadas indevidamente e solicitar novas disciplinas de qualquer curso da UFGD, respeitando os pré-requisitos da sua estrutura.

A renovação de matrícula é obrigatória. Quem não fizer sua matrícula será excluído, por desistência, do quadro de alunos ativos da UFGD.

Como escolher as disciplinas?
Primeiramente, todo aluno precisa conhecer a estrutura curricular do seu curso (clique aqui para acessar os documentos). Em todos os cursos de graduação existem as disciplinas obrigatórias e as que foram criadas com a finalidade de serem eletivas. As disciplinas obrigatórias (legenda OBR), como o nome já diz, devem ser cursadas por todos os alunos matriculados no curso.

Eletivas (legenda ELT) são disciplinas que o estudante pode escolher livremente, com o objetivo de enriquecer seu currículo e sua bagagem cultural. O estudante tem a liberdade de escolher fazer disciplinas eletivas do seu curso, desde que ofertada para o próximo semestre, ou se matricular em aulas de qualquer outro curso que considere interessante.

Os alunos devem consultar a estrutura do seu curso para saber a quantidade de horas mínimas de disciplinas eletivas que é obrigado a cursar. Além de aproveitar para conhecer outras áreas de conhecimento, a carga horária de disciplinas eletivas pode ser usada em outras atividades, como participação nos programas de Iniciação Científica (seja bolsista ou voluntário); em atividades de extensão e cultura, no Programa de Educação Tutorial (PET); e no Programa de Projetos de Pesquisa na Licenciatura (PROLICEN). O estudante pode aproveitar até 288 horas dessas outras atividades para cumprir os créditos de disciplinas eletivas. A carga horária desses programas e projetos poderá ser utilizada uma única vez. Alguns cursos também possuem uma carga horária mínima de disciplinas optativas (legenda OPT), consulte a estrutura do seu curso.

RAEMF
É importante considerar que nem todas as disciplinas estão disponíveis para matricula, uma vez que estamos em um período de excepcionalidade, diante da pandemia de covid-19. Desde fevereiro de 2021, as atividades de ensino da UFGD têm seguido o Regulamento Acadêmico por Modalidades e Fases (RAEMF).

O RAEMF prevê que a UFGD pode adotar três modalidades de ensino: não-presencial, presencial e híbrido, conforme a situação da saúde pública nacional e regional. Ainda conforme o previsto no RAEMF, a UFGD pode se enquadrar em uma de quatro fases: verde, amarela, laranja e vermelha. Na fase verde, as atividades de ensino devem ser presenciais. Na fase amarela, as aulas devem ocorrer de forma híbrida, sendo a maioria das atividades presenciais e parte remota. Na fase laranja, as aulas também devem ocorrer de forma híbrida, sendo obrigatório que a maioria das atividades ocorra de forma remota e poucas aulas presenciais. Na fase vermelha, as atividades de ensino devem ser não presenciais.

De fevereiro até junho de 2021, e também para o próximo semestre, a UFGD manteve a fase vermelha, indicando que apenas atividades não presenciais serão ofertadas ao longo do ano. A fase de risco é avaliada pela Câmara de Ensino de Graduação (CEG), composta pelos coordenadores dos cursos de graduação, e também pelos membros do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (CEPEC). Essa avaliação deve ser referenciada pelas fases sanitárias do PROSSEGUIR, respaldadas pelos dados das Secretarias de Saúde local, regional e estadual e do Ministério da Saúde; levando em consideração também o andamento do Plano Nacional de Imunização.

Confira na íntegra a resolução que aprova o RAEMF: REGIME ACADÊMICO EMERGENCIAL POR MODALIDADES E FASES – GRADUAÇÃO – 2 DE FEVEREIRO DE 2021

plugins premium WordPress